Colaborou Cleyton Ferreira (fotos: Alejandro García)

José Emiliano de Souza tem 50 anos, é serratalhadense e morador do bairro do Mutirão, na periferia de Serra Talhada. Como todo brasileiro é um lutador e trabalha no conserto de eletro-eletrônicos, numa pequena loja no centro da cidade.

Com tantas tralhas e equipamentos ultrapassados, a impressão que é que Emiliano está sendo expulso do seu próprio ambiente. Ele já foi um dos líderes da associação de moradores e também maratonista. Entretanto, sua principal conquista foi conseguir manter uma família de cinco pessoas driblando as dificuldades abusando da criatividade.

emiliano

“Temos muita coisas antigas aqui, só não tem mais porque não tem espaço”, disse Emiliano, esbanjando um sorriso de contentamento. Foi consertando equipamentos velhos que o maratonista conseguiu educar dois filhos que são motivos de orgulho para o seu currículo. “O meu filho mais novo tem 18 anos e a mais velha tem 23. Ela é estudante do curso de Química da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE/UAST) é motivo de orgulho”, declarou Emiliano Souza.

Vitorioso na vida pessoal, José Emiliano só não guarda boas recordações da paixão de ser atleta e lamenta a falta de apoio do poder público. “Sendo para correr, eu corro em qualquer lugar, mas não gosto de ser pressionado com a responsabilidade de ganhar, não gosto de criar expectativas no público”, explica Emiliano. Ele finaliza reclamando da falta de divulgação das conquistas dos atletas de Serra Talhada.

emiliano 2

Com informações de Cleylton Ferreira- Fotos: Alejandro Garcia