Do JC Online

Como já adiantado pelo governo de Pernambuco, a malha rodoviária do Estado terá prioridade de investimento com os recursos do financiamento junto à Caixa Econômica Federal (CEF) no valor de R$ 1,7 bilhão. No pacote de rodovias estão duas das mais importantes e mais degradadas estradas do Estado: a BR-232, eixo estruturador para o interior de Pernambuco, e a PE-60, principal rodovia estadual de acesso ao Litoral Sul pernambucano, destino turístico número um do Estado.

Em entrevista à Rádio Jornal, nesta quinta-feira (13/7), o secretário de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional de Pernambuco, Fabrício Marques, detalhou alguns dos investimentos que serão feitos com o empréstimo via Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento) da CEF..

“Temos rodovias como a PE-60, que a gente vai ter recursos para requalificar, investir, colocar ela em condições ideais para o transporte. Temos também contrapartidas para obras na BR-232, toda a sua parte de duplicação. O Estado, inclusive, vai trabalhar o projeto de duplicação da BR-232 até Serra Talhada (Sertão)”, disse.

INVESTIMENTOS PREVISTOS PARA A BR-232

Embora federal, a BR-232 está sob responsabilidade do Estado nos 130 quilômetros entre Recife e Caruaru, na região Agreste, desde a duplicação da rodovia, concluída em 2006.

Mas o governo estadual, em entendimento com o governo federal, já anunciou que irá devolver a gestão da rodovia antes do fim do convênio – que iria até 2027 – porque não consegue fazer a manutenção correta da BR, cuja duplicação precisa ser refeita a um valor estimado de R$ 300 milhões.

Mas, antes da devolução, o Estado de Pernambuco tem que garantir a manutenção paliativa do pavimento – tomado por buracos e desníveis ao longo dos 130 quilômetros entre Recife e Caruaru – e assumiu o compromisso de elaborar os projetos de continuidade da duplicação da rodovia até Arcoverde, na entrada do Sertão pernambucano, e posteriormente até Serra Talhada, na mesma região.

INVESTIMENTOS PREVISTOS NA PE-60

Embora esteja no pacote de concessões rodoviárias deixado pronto pelo governo Paulo Câmara (PSB), a rodovia PE-60 também será beneficiada com os recursos do novo empréstimo. Segundo o secretário de Planejamento de Pernambuco, pelo menos por enquanto o Estado não está considerando o projeto e vai fazer a recuperação da rodovia.

O secretário, assim como o governo Raquel Lyra, ainda não informaram, entretanto, quanto do R$ 1,7 bilhão será destinado à reestruturação da malha rodoviária.
Em junho, a governadora Raquel Lyra anunciou que as rodovias estaduais de Pernambuco iriam receber um investimento de R$ 900 milhões nos próximos meses. O anúncio foi feito durante visita oficial do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Estado.

Os recursos sairão de uma operação de crédito que o governo de Pernambuco fez junto ao Banco do Brasil, autorizado pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), e seriam investidos exclusivamente nas PEs. Esse valor será acrescido ao R$ 1,7 bilhão do financiamento com a CEF.

Mas como o passivo de degradação e de obras pendentes é grande, o pacote de investimentos será insuficiente e deixará muita coisa de fora. Mesmo com a gestão PSB tendo investido, em dois programas distintos, o total de R$ 4 bilhões na malha rodoviária do Estado.

PASSIVO DE OBRAS E PENDÊNCIAS RODOVIÁRIAS

Segundo dados da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco (Semobi), o Estado tem, atualmente, 70% da malha rodoviária estadual com problemas, 51 obras rodoviárias em execução e outras 19 com contratos que precisam ser analisados, além de novos projetos.

No pacote das prioridades estariam a implantação do Arco Metropolitano, por exemplo, que tem um orçamento estimado de R$ 1, 2 bilhão para o Trecho Sul (Lote 2) e R$ 3 bilhões para o Trecho Norte (Lote 1). O Lote 2 compreende 27 km ligando o Cabo de Santo Agostinho à BR-232 e, de lá, até a BR-408, na altura do município de e Paudalho.

Já o Lote 1 é o mais polêmico porque corta a área de proteção ambiental Aldeia-Beberibe (APA Beberibe) para ligar Paudalho a Goiana (Mata Norte do Estado).

Outros exemplos de obras rodoviárias importantes para serem feitas pelo Estado são restauração da estrada de acesso à Praia de Muro Alto, no Litoral Sul, que começou a ser feita na gestão passada e encontra-se completamente destruída, é outro exemplo. Assim como a PE-45, rodovia que liga Escada à Vitória de Santo Antão, na Mata Sul, e conecta as duas mais importantes BRs no Estado: BR-101 e BR-232.

Rodovia PE-015

Uma das principais rodovias estaduais que será beneficiada e foi citada pela governadora é a PE-015, que liga o Recife a municípios da área norte da Região Metropolitana, cortando as cidades de Olinda e Paulista.

A PE-015 encontra-se em obras de requalificação desde 2022. Os trabalhos estão sendo executados em várias frentes e, inclusive, dificultando o já difícil trânsito da região.

A obra na PE-015 é um investimento de R$ 175,5 milhões e tinha prazo de conclusão em dois anos. A intervenção beneficiará toda a PE-15 e a pista central da BR-101 Norte. Por isso o alto valor do investimento.

Recebe um tráfego de 50 mil veículos por dia e é um importante corredor de transporte público, inclusive onde opera o BRT Norte-Sul. Já a BR-101 Norte corta Abreu e Lima e Igarassu. Quase 1 milhão de pessoas vivem nas quatro cidades e serão beneficiadas pela iniciativa. No total, serão requalificados 24 quilômetros de rodovias.

Rodovia PE-033

Outra rodovia que também será atendida será a PE-033, no Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife, que também começou a ser pavimentada no ano passado. A estrada é fundamental para dar acesso aos campi da UFRPE e do IFPE.

Os serviços compreendem o trecho de 8,7 quilômetros, localizado entre a PE-060 e o Engenho Mercês, e têm custo de R$ 30,4 milhões, dos quais R$ 12 milhões seriam provenientes de emenda da bancada federa.

A obra deveria durar um ano e seis meses. Quando pronta, a pavimentação da PE-033 deverá beneficiar diretamente mais de 44 mil pessoas, incluindo estudantes e servidores da Universidade e do Instituto Federal.

Rodovia PE-017

A governadora Raquel Lyra também citou a PE-017, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. A estrada teve as obras iniciadas em 2021, com a previsão de restauração dos 11,7 quilômetros que ligam a BR-101, no Bairro da Muribeca, a PE-007, em Jaboatão Velho.

O investimento é de aproximadamente R$ 30 milhões e a expectativa era de que os trabalhos fossem concluídos em até 10 meses.