O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sugeriu ontem que o PT estará no comando do país em 2022, quando o Brasil completará 200 anos de independência. O período mencionado por ele abrange um eventual segundo mandato da presidente Dilma Rousseff, de 2015 a 2018, e uma nova gestão petista a partir de 2019.

Lula recebeu ontem o título de doutor honoris causa da UFABC (Universidade Federal do ABC), em São Bernardo (SP), instituição criada durante seu primeiro mandato no Palácio do Planalto. Em seu pronunciamento após a outorga do título, Lula enumerava realizações dos governos petistas na área social quando disse que seu foco era 2022.

“Já estou pensando no Brasil de 2022, quando a gente completar 200 anos de independência e fizer uma comparação do que era o Brasil. Aí vai ser duro, Dilminha, quando a gente falar do Brasil que nós deixamos em 2022 e o que nós pegamos”, afirmou o ex-presidente.

IMPRENSA

Ainda durante o evento no ABC Paulista o ex-presidente teceu um “rosário” de realizações feitas pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e criticou as análises pessimistas sobre o País publicadas na mídia tradicional. “Lendo a imprensa, a gente pensa que o Brasil acabou”, disse Luiz Inácio, classificando o tom dos veículos de comunicação como “complexo de vira-latas”.

Com informações do portal BR 247)