O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comentou nesta quinta-feira (18) a participação dos jovens em manifestações de rua que acontecem pelo país. “Viva o protesto. De protesto em protesto a gente vai consertando o telhado”, disse Lula, que discursou para uma plateia formada por estudantes da Universidade Federal do ABC (UFABC), em São Bernardo do Campo.

Falando diretamente aos estudantes, ele relacionou as manifestações com sua própria trajetória política. “De protesto em protesto, um dia vocês vão chegar à Presidência da República”, afirmou. Para ele, o brasileiro está indo às ruas em busca de mais conquistas. “Na Europa, os protestos são para não perder o que conquistaram. No Brasil, protestos são para conquistar mais.”

O ex-presidente pediu aos jovens que “não neguem” a política. “Quando vocês estiverem putos da vida, mas putos, que vocês não confiem em ninguém, não gosto do Lula, não gosto da Dilma, não gosto do [Luiz] Marinho, não gosto não sei de quem, ainda assim, não neguem a política. E muito menos neguem os partidos. Vocês podem fazer outros.”, disse.

“A pior coisa que pode acontecer no mundo é a gente aceitar a negação da política. Não existe nenhuma experiência no mundo em que a negação da política teve resultado melhor do que a podridão da política”, disse durante a palestra.

( Do G1)