SireneDo NE10

A violência contra a mulher fez mais uma vítima em Pernambuco. No último sábado (18), uma idosa foi encontrada morta dentro de casa, no sítio Olho d’Água do Julião, no distrito de Caraibeiras, na zona rural de Tacaratu, no Sertão de Pernambuco. Laura Gomes da Silva tinha 92 anos, era viúva, morava sozinha e não tinha filhos.

O corpo dela foi encontrado com vários golpes de faca nos braços, pescoço, cabeça e tórax, além de muitos hematomas e sinais de violência sexual. A polícia não sabe se mais de uma pessoa está envolvida no crime que chocou a comunidade. A família afirma que a idosa era muito querida na comunidade. A irmã dela, Otacília Gomes da Silva, conta que um rapaz que costumava frequentar a casa dela foi quem avisou que a casa da vítima tinha sido invadida.

A idosa não foi levado dinheiro, apenas carnes e refrigerantes da geladeira. O corpo dela foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal do Recife, já que o IML de Caruaru não tinha estrutura para receber o corpo. O sepultamento deve ocorrer nesta terça-feira (22), no sítio onde morava a idosa. Em 2013, o índice de violência contra a mulher aumentou 24% no estado.

De acordo com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), este é o quinto estado mais violento do país e o Recife é a sexta capital no ranking. Os dados mais recentes do mapa da violência, relatório elaborado por uma Comissão Parlamentar mista de Inquérito que investiga a violência de gênero no Congresso Nacional, dão conta de uma situação ainda pior: a cada 100 mil mulheres, 5,5 são assassinadas por ano no estado.