Fotos: Farol de Notícias/Manu Silva

Publicado às 06h05 deste domingo (7)

Por Manu Silva, especial para o Farol

A preocupação estética voltada ao bem estar é uma possível estratégia de autocuidado para fortalecimento da autoestima de homens e mulheres. Nesta quarta-feira (3), foi celebrada uma das datas do Dia do Cabeleireiro (a), profissionais que cuidam e transformam os fios de milhares de pessoas, seguindo tendências e lançando estilos desde que o mundo é mundo.

A Constituição brasileira instituiu a Lei Nº 12.592, publicada em de 19 de janeiro de 2012, o Dia Nacional do Cabeleireiro, Barbeiro, Esteticista, Manicure, Pedicure, Depilador e Maquiador. No entanto, o dia 3 de novembro é uma alusão ao Dia de São Martinho de Porres, padroeiro destes profissionais.

As datas são celebradas de acordo com a região do país. Em Serra Talhada, Capital da Beleza Feminina, o mercado de profissionais dos cabelos é pulsante e competitivo diante de grupos consumidores cada vez mais exigentes e ávidos por novidades.

A reportagem do Farol de Notícias visitou dois salões de beleza em diferentes bairros da cidade para conhecer as histórias e experiências de duas cabeleireiras serra-talhadenses que tem em comum a paixão pela profissão.

O Studio Madam foi inspirado na história da Madam C. J. Walker, primeira mulher negra norteamericana a se tornar milionária nos EUA, no período pós-escravidão. O espaço foi criado há um ano pela economista formada pela UFRPE-UAST, Márcia Silva, 33 anos. Em apenas um ano, o Studio Madam é referência em cabelos naturais e com curvaturas em Serra Talhada, onde junto de sua irmã Marli Silva, engenheira de pesca, transformaram as próprias experiências com a transição capilar em um negócio de sucesso. Hoje o salão é o maior ponto de encontro e acolhimento de histórias e vivências de crespas, cacheadas e onduladas da cidade.

Veja também:   Atleta de ST deixa marca nordestina na França

“Há dois anos surgiu o desejo de trabalhar com cabelo natural porque justamente eu via as meninas na rua e eu pensava que aquele cabelo tinha um potencial enorme. Em 2014 eu passei pela minha transição e estava aprendendo a lidar com o meu cabelo, pesquisando e aprendendo a cuidar do meu cabelo. E foi como uma paixão avassaladora, quando a gente vê que não tem como controlar. Comecei com o que eu tinha. Sou de uma família de mulheres negras e cacheadas e corto e trato o cabelo de todas. E hoje atendo diversas mulheres e homens que tiveram histórias doídas de vida e do cabelo. Atendo cerca de 80% de clientes vindas do Instagram e as demais por indicação. Aqui eu procuro dar toda a atenção na pessoa e na história dela. Esse projeto é muito maior que a gente e eu visualizo daqui há alguns anos o espaço maior, com mais oferta de serviços como penteados, luzes. Porque até então não utilizo nenhum tipo de química que modifica os fios,  trabalho com tratamentos e cortes”, enfatizou Márcia.

O Studio Madam fica localizado na Rua Floriano Peixoto, 1260, no bairro Ipsep. E os atendimento são realizados mediante agendamento. Para mais informações entre em contato pelo Instagram @studiomadam_ ou pelo telefone (87) 99642-5473.

NA CAGEP

Do outro lado da cidade, outra cabeleireira que vive rodeada do carinho, parceria e competência das irmãs sonhava desde criança em ser seguir cuidando da beleza dos cabelos da cidade. Queily Alves, 30 anos, com 15 anos de experiência na profissão e a maior parte deles trabalhando em regime CLT na semana e aos fins de semana atendendo clientes em casa, hoje se diz uma mulher realizada por ter seu próprio salão, o Espaço Della’s.

Veja também:   Médica denuncia cenário de hospitais de PE

“Quando eu tinha 12 anos minha mãe me deu o meu primeiro secador, nessa época éramos muito humildes e já estava aflorando a vontade de se cuidar e se arrumar. Fiz alguns cursos e montamos um salão pequeno para nós, mas após o casamento ficou difícil dar conta das finanças e fomos trabalhar cada uma por si. Eu trabalhei como vendedora, atendente de loja, trabalhei no Sebrae, como babá, empregada doméstica e como cuidadora de idosos. E hoje depois de muita luta conseguimos inaugurar o nosso espaço em março deste ano e hoje ao ver minhas clientes satisfeitas, com o brilho no olhos. Outro dia, atendi uma cliente que levou quase 12 horas para chegar ao loiro que ela desejava. Mas o brilho no olhar dela ao ver o resultado mostrou o porque me sinto bastante realizada na minha profissão”.

O Espaço Della’s fica localizado na galeria do Posto Visa, na entrada do bairro Cagep. Para mais informações basta entrar em contato pelo Instagram @espacodellas3d ou pelo telefone (87) 99628-9242.