Calumbi está entre as melhores cidades do país

Da Assessoria

Calumbi é a vigésima quarta cidade do Brasil entre os melhores desempenhos no programa Previne Brasil, que mede a qualidade da Atenção Primária. A listagem com o desempenho dos municípios brasileiros foi divulgada na última sexta-feira, 27, pelo Ministério da Saúde. A avaliação ocorre a cada quatro meses e tem impacto no financiamento federal.

O Programa Previne Brasil traz um novo modelo para o financiamento da Atenção Primária no Sistema Único de Saúde (SUS), conforme Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019. A nova sistemática altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios, que passam a ser distribuídas com base em três critérios: captação ponderada (modelo de remuneração calculado com base no número de pessoas cadastradas), pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas.

No resultado do desempenho dos municípios brasileiros no terceiro quadrimestre de 2022, conforme avaliação do Ministério da Saúde, Calumbi é o 1° lugar da Regional de Saúde, é o 1° lugar do Estado de Pernambuco e o 24° lugar no Brasil.

Veja também:   Novos prazos para portar CRLV 2020

Segundo o Secretário de Saúde Alisson Silva e a Coordenadora de Atenção Básica a Saúde do município Suianny Darla, foi preciso atuar de forma árdua na gestão de serviços de Saúde. Para implementar melhorias na Atenção Primária, a Secretaria Municipal de Saúde precisou ajustar mecanismo de gestão. E começou conferindo maior autonomia aos setores da pasta na gestão local, aliando isso ao aumento da resolubilidade, maior coordenação e longevidade do cuidado. Buscou-se, também, ênfase na prevenção e diagnóstico precoce, com incentivo ao processo de trabalho integrado e multiprofissional.

De acordo com Alisson Silva, houve intensificação da busca ativa, por exemplo, no atendimento domiciliar, além de integração entre os profissionais de cada unidade básica de saúde e descentralização das ações para ampliação do acesso à assistência.

“Antes do Previne Brasil, nós tínhamos o conhecimento numérico. Hoje, com esse programa de financiamento da Atenção Primária, enxergamos pessoas em suas reais necessidades, de forma dinâmica com constantes atualizações”, disse a Coordenadora de Atenção Primária a Saúde de Calumbi, Suianny Darla Nogueira . Ela, que enxerga a excelente colocação do município como uma resposta positiva para todo o trabalho desenvolvido na gestão, o que, segundo ela, “nos dá motivos para continuar o trabalho”.

Veja também:   Câmara aprova projeto que cria novas loterias; saiba como vai funcionar

No terceiro quadrimestre de 2022, a cidade de Calumbi, que fica situada no Sertão Pernambucano, marcou 10,00 no índice geral do Previne Brasil (ISF) e planeja modernizar ainda mais a gestão para atender a população.

“Nós estamos muito felizes com os resultados obtidos. Dedicamos aqui nosso orgulho e a nossa gratidão aos quase 200 colaboradores e temos certeza que vamos continuar evoluindo”, destacou Alisson Silva, gestor da Secretaria Municipal de Saúde de Calumbi-PE.

Acima da meta

O município produziu resultados acima das metas que referenciam sete indicadores do Previne. Foi assim, por exemplo, com a Proporção de gestantes com consulta odontológica”, que aumentou substancialmente a cobertura da assistência realizada no primeiro quadrimestre de 2022.

Atualmente a cidade de 5.736 habitantes com 03 equipes de Saúde da Família (eSFs) e 03 equipes de Saúde Bucal (eSB) e conta com o suporte de 22 agentes comunitários de saúde (ACSs) e 03 equipes homologadas no Informatiza APS.

Veja também:   Anvisa autoriza estudo clínico com a terceira dose da vacina da AstraZeneca

Confira algumas estratégias compartilhadas pela equipe técnica de Calumbi:

°. Carnê BEG, estratégia única de Calumbi;
• Transporte para as usuárias da zona rural;
• Horário noturno;
• Coleta em domicilio;
• Porta aberta na unidade para citologia;
• Utilização do protocolo assistencial, com a estratificação e classificação de risco para facilitar o processo de trabalho;

• Uso das campanhas ostensivas, como Outubro Rosa e Novembro Azul, para captar os hipertensos e diabéticos;
• Implementação de cartão de controle do diabético e hipertenso;
• Garantia da realização do exame de hemoglobina glicada;
• Listagem nominal;
• Consulta no Sisab de cadastro/vínculo do usuário;
• Busca ativa dos faltosos;
• Atualização de vacinas informadas diariamente no sistema e-SUS APS, de preferência no momento do atendimento ao usuário.

Calumbi está entre as melhores cidades do país