Publicado às 05h56 desta segunda-feira (6)

Uma polêmica foi debatida durante o programa Falando Francamente, na TV Farol, após um leitor provocar o prefeito do município de Calumbi, Sertão do Pajeú, Joelson. Um novo povoaod está se formando numa área de divisa, trazendo problemas para o prefeito e moradores, que não possuem sequer água canalizada.

“O Novo Calumbi é uma divisa, praticamente está em Calumbi. Infelizmente a gente ainda sofre com essa situação, mas a gente já oficializou com ofício solicitando, tanto junto ao ex-governador Paulo Câmara e vamos reforçar agora [com Raquel Lyra] solicitando esse abastecimento de água que Paulo Câmara tinha se comprometido com a gente de trazer essa água para cá, mas infelizmente não deu, ficou essa falha”, dise o prefeito, fazendo questão de detalhar.

“O Novo Calumbi fica na região de Serra Talhada, mas hoje a gente é quem cuida desse povo, porque esse povo está dentro de Calumbi, ele emenda com Calumbi. O pessoal começou a construir lá e ficou conhecido como Novo Calumbi. É território de Serra, inclusive a gente tentou com Luciano Duque, tentou com Márcia Conrado. Já conversamos com Márcia sobre isso, a possibilidade de ceder essa parte do território, porque a gente cuida desse povo e infelizmente a população foi contabilizada para o IBGE de Serra Talhada e tudo isso o município perde, porque Serra Talhada ganha número de habitantes e Calumbi perde, porque o pessoal está morando no território de Serra Talhada”.

DISPOSTO A AJUDAR

Ainda durante a entrevista, Joelson reforçou que não irá ‘virar às costas’ para a comunidade e que  está disposto em sempre ajudar, mas que o município de Serra Talhada não pode ficar alheio ao problema.

“Os recursos vão para outro município e a gente fica com a conta para pagar. Infelizmente, a gente tem que pagar por isso, mas a gente em momento algum tem se negado a cuidar desse povo do Novo Calumbi, é um pessoal que toda a documentação é daqui do município; é um pessoal que vive na nossa cidade, que desenvolve suas atividades na cidade de Calumbi e a gente não pode deixar de cuidar desse povo; mas isso é ruim para o município, porque quando vem a contagem do IBGE, conta para Serra Talhada que fica com o recurso per capta, e a gente fica com a conta para pagar. Eu acho que nem tira IPTU de lá para cá, eu não sei se estão pagando em Serra”.

Confira a entrevista completa no Falando Francamente da TV Farol