Fotos: Farol de Notícias / Max Rodrigues

Publicado às 14h40 desta quinta-feira (28)

Por Josi Souza, especial para o Farol de Notícias

Longe dos amigos de escola e familiares há pelo menos um mês, amargando a distância de 400 km de sua terra natal e enfrentando um diagnóstico de leucemia, o pequeno João Davi de apenas 6 anos, continua precisando de doação de sangue [relembre o caso]. Ele segue internado no IMIP, em Recife, desde do dia 1º de novembro. Em conversa com o Farol, a mãe do garoto Ivanilda Silva informou que a criança está sendo submetida a duas sessões diárias de quimioterapia, com duração de 6 meses. E até o momento já precisou tomar seis bolsas de sangue.

“Ele está reagindo bem ao tratamento, a pesar de imprevisível. Tem dias que está bem, outros dias as taxas dele baixam, mas é reação do tratamento. Por isso, desde do dia que chegamos aqui ele já tomou seis bolsas de sangue. Sempre que a hemoglobina baixa ele precisa tomar”. Ivanilda Silva agradece as doações recebidas e fala sobre o ato humano de se dispor a doar sangue: “Que as pessoas se disponham mais a doar, não só para o meu filho, porque há muitas pessoas que também estão dependendo de doação”.

Como o pequeno João Davi, muitos outros serra-talhadenses também estão precisando de doações de sangue. Em estímulo a esse ato de solidariedade, esta semana o Hemope Serra Talhada aderiu à Campanha Nacional do Doador de Sangue, que começou na última segunda-feira (25) e vai até este sábado (30). Em conversa com o Farol, a assistente social da unidade de Serra Talhada, Rita Jussara, informa que é um evento anual preparado com carinho para homenagear os doadores.

Rita Jussara

“Na manhã de ontem (27), os doadores foram recebidos com um café da manhã, realizado em parceira com algumas empresas que apoiam o evento, e entrega de certificados aos doadores que completaram 25, 50 e 100 doações. No hemocentro, costumamos dizer que todos os tipos de sangue são bem-vindos, pois atendemos a X e XI Geres, são cerca de 23 municípios, caso o estoque deles esteja baixo a gente encaminha, por isso todos os doadores que queiram fazer a doação independentemente do tipo sanguíneo serão bem-vindos”, disse.

“A transferência de sangue do Hemope de Serra Talhada para outros hemocentros do estado é feita após a solicitação do médico com o concentrado que ele deseja, se tivermos o tipo solicitado é liberado para o hospital imediatamente, caso não tenha, ou o estoque esteja baixo, encaminhamos a solicitação para outros centros”, finalizou Rita Jussara.

O Farol também visitou as salas de doações registrando a ação solidária. Dentre os doadores, Jonas Cavalcante, 39 anos, estava realizando sua 10ª doação no hemocentro da cidade. Na sua fala, ele destaca a importância e satisfação de ser um doador. “Me sinto muito bem doando, porque sei que estou ajudando o próximo. Hoje estou doando, mas amanhã pode ser que seja eu que precise de doação”.

SERVIÇO

O QUÊ: Semana Nacional do Doador de Sangue.

QUANDO: De 25 a 30 de novembro, a partir de 7h da manhã.

QUEM PODE DOAR: Pessoas com idade entre 16 e 69 anos, peso acima de 50 kg e bem de saúde.

QUEM NÃO PODE DOAR: Pessoas com diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade
gestantes e ou que estejam amamentando; pessoas expostas a doenças transmissíveis pelo sangue, como Aids, Hepatite, Sífilis e Doenças de Chagas

ONDE: No Hemope Serra Talhada, na Rua Joaquim Godoy, 382 – Nossa Sr. Da Penha

POR QUÊ: Você pode salvar vidas

Jonas Cavalcante, 39 anos, estava realizando sua 10ª doação no Hemope Serra Talhada