G1 Pernambuco

 

Um candidato a deputado estadual em Pernambuco acusou a prefeita de Rio Formoso, no Litoral Sul de Pernambuco, Isabel Hacker (PSB), de chamá-lo de “carinha de sagui”. Jeferson Timóteo (PP) prestou queixa na delegacia por injúria racial.

Um vídeo gravado em Sirinhaém, no sábado (24), na mesma região, mostra o momento em que a prefeita fala o termo ‘carinha de sagui’ para se referir a alguém que não sabia onde era a entrada do município.

Embora a gestora não tenha se referido diretamente nem citado o seu nome, Timóteo disse que a ofensa foi dirigida a ele.

Imagens transmitidas ao vivo pelo Instagram da mãe da prefeita Isabel Hacker, Graça Hacker, viralizaram nas redes sociais.

Por nota enviada ao g1 na terça (27), o advogado que representa a prefeita disse que ela “não menciona o nome de ninguém” e que “as suas palavras foram proferidas no calor de manifestação política e eleitoral”.

No vídeo, a prefeita aparece em um palanque, cercada de apoiadores, que gritam e aplaudem quando ela se refere a alguém como “aquele carinha de sagui”. Isabel Hacker é mãe de Sérgio Hacker Corte Real, ex-prefeito de Tamandaré, também no Litoral Sul.

A prefeita de Rio Formoso, Isabel Hacker, em ato político em Sirinhaém no sábado (24) — Foto: Reprodução/Instagram

A prefeita de Rio Formoso, Isabel Hacker, em ato político em Sirinhaém no sábado (24) — Foto: Reprodução/Instagram

Nos vídeos, também é possível acompanhar a prefeita ao lado do irmão, France Hacker, que é candidato a deputado estadual.

Ao discursar, a prefeita cita um caso que teria acontecido na cidade. “O motorista dela perguntou a você como era que fazia para pegar aquele carinha de sagui, que ele nem sabia onde era a entrada de Sirinhaém”, afirma.

Ela continua dizendo que ninguém está no local para vender ilusão e critica a prefeita de Sirinhaém, Camila Machado (PP).

Segundo Jeferson Timóteo, Camila Machado teria declarado apoio a ele e não ao irmão de Isabel Hacker , na disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa (Alepe).

Jeferson Timóteo, candidato a deputado estadual — Foto: Reprodução/Instagram

Jeferson Timóteo, candidato a deputado estadual — Foto: Reprodução/Instagram

Para Jeferson Timóteo, não restam dúvidas de que a prefeita estava se referindo a ele. “Sou o concorrente direto do irmão dela. A gente fez, na semana passada, um comício em uma praça de Sirinhaém. E ela se referiu a mim com essas palavras de racismo e preconceito. Uma prefeita deveria ir contra esse tipo de atitude e foi na contramão, ofendendo uma pessoa só pela cor”, disse.

O candidato registou, na tarde da terça, queixa na Delegacia do Cabo de Santo Agostinho, que fica mais próxima do seu local de domicílio. “Para que não passe impune e para que outras pessoas não sejam agredidas como eu fui”, declarou.

g1 procurou a Polícia Civil para saber quais providências seriam tomadas sobre o caso, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.

De acordo com informações do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Isabel Hacker respondeu anteriormente a uma ação popular por violação aos princípios administrativos e dano ao erário. O caso consta nos arquivos do TJPE como arquivado.

O que diz a defesa da prefeita

Por nota, o advogado Gervásio Lacerda, que representa a prefeita Isabel Hacker, afirmou que a cliente não menciona o nome de ninguém e afirmou que “as suas palavras foram proferidas no calor de manifestação política e eleitoral, completamente retiradas do contexto”.

O advogado declarou, ainda, que Isabel Hacker nunca ofendeu ninguém por diferença de cor, “tampouco suas palavras, nem de longe, demonstram a prática de preconceito racial” e que “tudo não passa de odiosa narrativa política, criada por seus opositores, com intuito de desacreditá-la e prejudicá-la eleitoralmente”.

O PSB não quis se pronunciar sobre o caso. O g1 também procurou France Hacker para um posicionamento sobre o caso, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.