Publicado às 18h desta quinta (25)
Polêmica com o processo seletivo dos professores da Secretaria de Educação lançado no final do mês de abril. No final da noite desta terça-feira (23), a Prefeitura de Serra Talhada divulgou o resultado final da seleção para professores, auxiliares de creche, merendeiras e motoristas para atuar nas escolas municipais.
Em contato com o Farol, uma candidata que pede para não ser identificada, afirmou que foram selecionados no resultado final candidatos sem experiência profissional e que na primeira etapa apareceram como eliminados por não estarem dentro das exigências do edital que cobrava pelo menos 6 meses de atuação na área.
“No atual processo seletivo para a Secretaria de Educação que acabou de ser publicado o resultado final com diversas vagas, dentre elas para o cargo de Professor I, onde existem vários espaços escuros, como candidatos que não possuem a escolaridade mínima exigida (Licenciatura Plena em Pedagogia e/ou magistério) e nenhuma experiência na área, onde fantasmas que não possuem nenhum desses requisitos aparecem em boa colocação”, relatou a candidata, continuando:
“Vale ressaltar que as mesmas pessoas que no resultado preliminar tiveram as suas inscrições eliminadas devido a falta de experiência, acaba por sair no resultado final como aprovadas e em boa colocação. Olhando o resultado dos recursos enviados, as mesmas possuem resultados deferidos. Gostaria de solicitar diante de todas essas argumentações e dos anexos abaixo tirados do Portal da Transparência do município, um posicionamento da Secretaria de Educação, e caso a secretaria não tome suas devidas providências, os candidatos prejudicados diante dessa situação acionarão o Ministério Público”.
Candidata mandou print do edital
RESULTADO FINAL E CONVOCAÇÃO
O processo seletivo em questão inclusive conta com resultado final e convocação homologada no portal, com a chamada para a entrega de documentos a partir desta quarta-feira (24) na Secretaria de Educação no prazo máximo de três dias.
Confira o edital AQUI
OUTRO LADO
O secretário de Educação, Erivonaldo Alves emitiu uma nota comentando as denúncias sobre o Processo Seletivo solicitando que as denúncias sejam formalizadas junto a Prefeitura Municipal de Serra Talhada. Leia a nota na íntegra:
Nota secretário de Educação, Erivonaldo Alves
Estamos imergidos em uma democracia e essa é a beleza de tudo, pelo simples fato de poder questionar e ser ouvido. Todo o Processo foi realizado com o máximo de cuidado, iniciando pela escolha de pessoas idôneas e competentes para conduzir todo o certame.
De modo que foram adotadas diversas medidas para garantir a lisura e a legitimidade total do processo, sendo esse um dos parâmetros de maior cautela nas correções. Os membros das comissões envolvidas no Processo, se empenharam bastante na realização do certame, sendo cuidadosa em cada correção, prezando pela máxima coerência na avaliação de cada documento.
Contudo, reconhecimento e afirmamos que dentro de um volume da mais de 900 Avaliações + 186 Recursos, podem acontecer erros, lapsos ou falhas não intencionais, de diversas naturezas.
No entanto, para que seja apurado e corrigido, precisamos identificar pontualmente o (s) erro (s), sendo imprescindível que tais queixas, denúncias ou questionamentos sejam primeiramente formalizados na prefeitura e apontados, inclusive, os nomes dos envolvidos, para que possamos apurar e, em caso de constatação de erro, prontamente corrigir/sanar, garantindo aos candidatos um resultado justo, honesto e legitimo, com máxima transparência.
Como exemplo, citamos o Processo Seletivo para Auxiliares de Creche, realizado em março deste ano, que após a publicação de resultado foi feito uma auditoria e revisão interna, pela Comissão, que identificou alguns erros no lançamento das notas de três candidatos, e prontamente foi feita uma publicação comunicando o erro encontrado e a devida correção, sendo totalmente transparente em cada ato.
Por fim, destaco a importância da devida formalização dessas denúncias junto a Prefeitura, para que seja possível agir sobre o que desconhecemos.
17 comentários em Candidatos denunciam irregularidades em seleção em ST