Do g1

Foto: Lucas Seghessi/Divulgação

A equipe de um shopping de Porto Alegre ganhou um novo funcionário no final do ano passado – mas não é um empregado comum. O novo trabalhador da área de manutenção do Shopping Iguatemi se chama Scooby e é um cachorro vira-lata, que já ganhou inclusive uniforme e crachá.

Scooby foi encontrado por um segurança em dezembro do ano passado no estacionamento do shopping. Avisada, a gerente de operações Dagmar Sehn resolveu adotá-lo. Acabou não levando o animalzinho para casa, mas para o escritório do setor de manutenção do shopping, onde trabalha. Lá, o bicho ganhou cama, comida, roupinha e, claro, muito carinho dos funcionários.

“Na hora, percebemos que era um cachorro muito dócil, então ficamos com medo que ele saísse e acabasse se machucando. Pegamos uma coleira e ração em uma pet shop do shopping, e ele acabou ficando por aqui”, conta.

De acordo com Dagmar, a gerência do estabelecimento aceitou a novidade. Os funcionários se revezam para abastecer a água, dar comida, levar Scooby para caminhar e ajudar na limpeza. Nas horas vagas, o cachorro até passeia pelo shopping, surpreendendo os clientes – que não estão acostumados a ver um cachorro de crachá. O estabelecimento aceita a entrada de animais de estimação de pequeno porte.

“As nossas obrigações mudaram um pouquinho, mas para melhor”, diz Dagmar.

O crachá foi dado de presente para Scooby na última segunda-feira (14), quando se comemorou o Dia Nacional dos Animais. Com uma idade estimada em quatro ou cinco anos, o animal fez bem para o ambiente, garante a gerente de operações.

“O ambiente está mais alegre e mais leve desde a chegada do Scooby. Eu ainda não fiz os cálculos, mas tenho certeza que a produtividade da equipe também aumentou”, comemora.