Professores de Carnaíba posam para foto
Uma pequena cidade do Sertão do Pajeú, a pouco mais de 300 quilômetros da capital, Recife, tornou-se “gigante” após ser considerada “top de linha” em investimentos em educação no Estado.

A premiação aconteceu no último dia 11, quando o próprio governador Eduardo Campos (PSB) homenageou a cidade de Carnaiba, terra  do compositor Zé Dantas, entregando ao prefeito correligionário, Anchieta Patriota, o reconhecimento pela conquista: um ônibus escolar e vários equipamentos tecnológicos.

A receita de elevar a cidade ao panteão da educação não é de muitos segredos. O gestor do município, por formação e convicção, é um dos discípulos mais fiéis do saudoso governador Miguel Arraes.

Aliás, quando o PSB era um partido quase em extinção, Anchieta Patriota foi autêntico e, até utópico, quando se predispôs a uma candidatura de vice-governador da legenda só para não ver a destruição dos seus sonhos.

“Sempre lutei por aquilo que acredito. Não poderia ser diferente com o PSB “, relembra Patriota. Eufórico, o prefeito fez questão de divulgar a fórmula do sucesso das escolas no Idepe e até torce para que outros municípios copiem o exemplo bem sucedido.

“Não tem segredos. Tudo é uma questão de prioridade”, ensina. Dos 4 mil alunos matriculados em Carnaiba, 1.300 estudam no regime de tempo integral, com direito a três refeições diárias, durante três dias da semana.

Os demais caminham para o mesmo processo. Além disso, a carga horária foi aumentada e as crianças passam 600 horas anuais dentro da sala de aula. “Implementamos o tempo de 9 anos escolar”, revela o prefeito de Carnaíba.

O jeito diferente de ser governo, no quesito educação, não termina por ai. A cidade oferece xadrez e música nas escolas, informática e vários investimentos na área de cultura. Incluindo escola de formação musical.

“Educação e cultura se abraçam”, filosofa o prefeito. Como se não bastasse toda a preocupação em educação, o governo também criou uma equipe, exclusivamente, para acompanhar crianças que estão com dificuldades em sala de aula.

“A criança com qualquer tipo de dificuldades, seja, por exemplo, na visão ou problemas de ordem familiar, temos uma equipe para verificar e ajudar na resolução do problema”. O  FAROL DE NOTICIAS parabeniza Anchieta Patriotae torce para que práticas como esta se expandam pelo interior do Estado. Que Carnaíba sirva como exemplo.

Vídeo retirado do NE10.

Foto retirada do portal de notícias NE10.