Por Guttemberg Mangueira

Com um número de filiados bem menor que o do SINTEST, e do que realmente deveria ter, o SINPRO insiste em existir, sabendo que representatividade não tem mais. Vez por outra, há um leve desentendimento entre os dois líderes. 

O do SINPRO reclama porque Sinésio, presidente do outro, não o chama para fazer, junto com o SINTEST, parte das negociações, que visam melhoria para os trabalhadores em educação da rede municipal de educação.  

Sinceramente, acho que os filiados do SINPRO, já deveriam estar no SINTEST há muito tempo que, sem dúvida, é um sindicato bem mais forte, que apesar de relativamente novo, tem um histórico de conquistas que o credencia a nos representar de forma confiável. Se os dois grupos se unissem, todos sairiam ganhando, mas percebo que há uma forte resistência dos integrantes do SINPRO em aceitar a ideia.

Por várias vezes Sinésio tentou atraí-los para o novo sindicado, mas não obteve sucesso. Eu, particularmente, não vejo alternativa que possa ser melhor do que essa colocada pelo o líder do SINTEST.

É só uma questão de consciência. Esse desentendimento não é salutar para classe trabalhadora (professores, administrativo e serviços gerais). É preciso que isso seja logo resolvido, pois os réditos dessa briga “besta” quem colhe é o prefeito.(agora bem menos, visto que o SINTEST cresceu muito em número de filiados).

 O presidente do SINTEST e seus companheiros, Júnior, minha amiga Edlene, Ferraz e Rose são competentes e corajosos, pois não é fácil negociar reajuste salarial para uma classe de trabalhadores que historicamente, no país em que vivemos, é desvalorizada, sucateada, jogada no lixo. É preciso ter muita conversa, capacidade de negociar, paciência e, sobretudo, saber esperar o momento certo para decretar estado de greve.

Parabéns a todos pela conquista dos 10% de aumento que ainda é pouco diante da importância social do nosso trabalho. A participação do professor, freqüentando e lotando a Câmara de Vereadores nas assembleias realizadas pelo SINTEST foi importantíssima para obtenção de êxito em todo o processo de negociação com o prefeito. O mérito é nosso, trabalhadores em educação do município e desse sindicato que a cada dia que passa vem ganhando a admiração dos seus filiados.

Conquistas assim, somente serão possíveis se todos continuarem juntos, lutando pelos nossos direitos e mostrando que somos fundamentais na luta pela cidadania plena do nosso povo.