bicharadaPor Emanuel Andrade, especial para o Farol

Quem brinca a folia em Salgueiro já sabe que o domingo e a terça-feira pertencem ao Mestre Jaime. Há mais de 60 anos, o rei Momo já abre as ruas e avenidas para dar passagem a sua Bicharada – um bloco misturado com troça que atravessa meio século como tradição em Salgueiro. O comando é do artista plástico, músico, boêmio e definitivamente carnavalesco, Jaime Alves Conserva. No Melhor Carnaval do Sertão, organizado pela Prefeitura em parceria com o Governo do Estado, a Bicharada mais uma vez mandou brasa, domingo à tarde, com seus bonecos exóticos misturados com máscaras de animais domésticos que fazem a alegria de crianças, adultos e idosos.

Avesso aos modismos e principalmente a trios elétricos, Mestre Jaime, aos 94 anos, desta vez, recém recuperado de problemas de saúde, não perdeu a garra e desfilou num carro ao lado de um boneco gigante com sua feitura trabalhado pelo filho e também artista plástico Jaime Alves Filho, o Jaiminho. Em alguns momentos desceu do carro e foi marcar o passo com os foliões e seus bonecos gigantes.

“Carnaval só tem uma vez por ano, não tem como perder, demora muito pra chegar outro. Então o jeito é rezar e se jogar mesmo, depois se recupera”, diz. Para este ano, o bloco que sai também na terça-feira, conta com 80 bonecos grandes com feições de figuras exóticas meio surreais, misturados a mais 13 bonecos que parecem com os tradicionais de Olinda. Dois são caricaturas do criador da Bicharada.