Fotos: Farol de Notícias / Manu Silva / Celso Garcia

Publicado às 06h10 deste sábado (13)

Na tarde dessa quarta-feira (10) as equipes da Secretaria Executiva da Mulher de Serra Talhada, do Centro Especializado de Atendimento a Mulher (CEAM), a representante da Secretaria Estadual da Mulher, Rose Silva, junto com as Patrulhas da Mulher da Guarda Municipal e do 14° BPM, Polícia Civil se reuniram em uma carreata pelas ruas da cidade em ação de sensibilização e celebração dos 16 anos da Lei Maria da Penha em criminalização e combate a violência doméstica.

De acordo com a secretária executiva, Vera Gama, os profissionais se dirigiram para as praças e ruas dos bairros Borborema e Mutirão para uma ação de conscientização e apresentação das instituições que garantem as leis que protegem as mulheres vítimas de violência e seus direitos.

Veja também:   Gilmar Jr. vai ao TCE-PE reafirmar denúncias

“Começamos no dia 8 e teremos o mês inteiro de ações voltadas para o combate à violência contra a mulher, cerca de 20 carros estão saindo daqui com as equipes para fazer ações de conscientização nesses bairros que percebemos que são localidades que menos procuram os serviços do Ceam e apresentar nossos serviços. Vamos panfletar nas praças e mostrar o espaço que temos para acolher essas mulheres vítimas de violência”, afirmou Vera Gama.

A reportagem do Farol de Notícias esteve na concentração da carreata em frente ao Ceam e conversou com Simone Soares, advogada do equipamento que anunciou uma importante conquista para a luta das mulheres com a inauguração da Sala Lilás.

Veja também:   Betânia distribui 4 toneladas de peixes

“Estou desde 2014 nesse enfrentamento da violência contra à mulher, é uma política nova, mas estamos avançando. Apesar de não termos ainda uma Delegacia da Mulher, mas os delegados tanto o municipal, quanto o estadual são muito sensíveis à causa. Temos alguns serviços que podem deixar essas mulheres mais seguras e é muito importante um Ceam na cidade. Será inaugurado uma Sala Lilás dentro da Delegacia de Serra Talhada, ainda não temos a data, mas foi uma parceria da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Cidadania, a OAB e a Polícia Civil para conseguir esse local adequado para atender as mulheres no ato da denuncia”, anunciou Simone.

PROGRAMAÇÃO

Dia: 16/08
CAPACITAÇÃO – Guarda Civil Municipal de Serra Talhada.
Local: AESET às 13:00h

Veja também:   Defesa Civil reconhece situação de emergência

Dia: 17/08
SEMINÁRIO – Avivamento dos 16 anos da Lei Maria da Penha, conquistas e avanços.
Local: Uninassau 8h às 11h

Dia: 18/08
RODA DE CONVERSA – Dialogar com os presidentes e presidentas de associações rurais /CMDRUSST
Local: Centro Administrativo I às 8h

Dia: 26/08
RODA DE CONVERSA- Mães de usuários/as que são acompanhados pelo Serviço de Convivência do Bairro Bom Jesus/ Borborema
Local: No Espaço de reunião do CRASS do Bom Jesus.