Da Folha de PE / Foto: Arthur Mota / Folha de PE

Um carro caiu após parte do asfalto ceder na Avenida Recife, no bairro de Areias, na Zona Oeste da capital pernambucana. No veículo, um Onix Joy ano 2020, estavam o motorista de aplicativo Alberto Lira, de 48 anos, que estava trabalhando e conduzia o automóvel, e a passageira Petrúcia Prado, cirugiã-dentista, de 32 anos.

O acidente ocorreu em frente à clínica odontológica onde a profissional trabalha, no momento em que a corrida iria ser encerrada. Motorista e passageira foram socorridos por trabalhadores da região e precisaram sair pela janela do veículo. Apesar do susto, eles não apresentam ferimentos.

“Eu peguei uma cliente mais ou menos no bairro do Rosarinho e quando a gente chegou aqui, o asfalto cedeu comigo e a cliente dentro do carro. Na hora, quando a gente caiu, senti que foi de uma vez só. Quando eu parei o carro, o asfalto cedeu. Foi um momento de desespero. A gente saiu pela janela do meu carro, senão, Deus nos livre, a gente poderia até morrer, pelo buraco da cratera que está aí”, comentou o motorista.

passageira também falou sobre o susto e os momentos de desespero com o episódio.

“Foi bem desesperador, é uma cena que eu não desejo a ninguém que aconteça. Foi muito rápido, quando a gente viu, o chão já estava cedendo e a parte de trás inteira do carro já estava submersa na água. Me tiraram pela janela da frente. Também tiraram o motorista. Ele também estava muito nervoso, assim como eu. E os nossos pertences ficaram lá, celular, notebook, bolsa. Mas ainda bem que a gente saiu ileso dessa. Acredito que foi um livramento muito grande”, frisou a dentista.

Próximo ao local do acidente, há um vazamento de água, que teria iniciado esta manhã. “Esse vazamento começou hoje de manhã, a gente acha que foi de madrugada, porque até ontem não tinha vazamento nenhum. Aqui [dentro da residência], não tem vazamento, o vazamento foi na calçada”, comentou Maria Marta da Silva, de 50 anos, funcionária da casa cuja calçada apresentava o vazamento.

Segundo a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), houve rompimento da tubulação e, por se tratar de uma área onde o asfalto já cedeu em decorrência de problema na rede de drenagem (galerias de águas pluviais), técnicos da Prefeitura do Recife também serão acionados para realização do diagnóstico conjunto para identificação da causa do abatimento e o que motivou o estouramento. [Veja a nota completa da Compesa ao final da matéria]

Trabalhadores da região relataram que a Avenida Recife possui histórico de vazamente e de locais em que parte do asfalto já cedeu. “Espero que se resolva da melhor forma possível porque isso é um absurdo. O chão já estava cedido, era para os órgãos competentes prestarem mais um pouquinho de atenção. A gente já reclama sempre aqui na avenida que há esse tipo de vazamento e nada se resolve e aí acontece uma coisa assim. Ainda bem que não aconteceu nada grave, que a gente conseguiu sair pela janela da frente, mas se o carro tivesse afundado por inteiro, a gente não conseguiria”, pontuou a cirugiã-dentista.

Devido ao acidente, bairros próximos tiveram o abastecimento de água suspenso. São eles: Areias, Barro, Caçote, Estância, Jardim São Paulo, Jiquiá, Sacho e Tejipió. A companhia de saneamento afirmou que o prazo para a conclusão dos trabalhos poderá ser definido após a realização do diagnóstico.

Além da Compesa, equipes da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) também  foram ao local. Em nota, a Emlurb informou que vai averiguar o problema e sinalizar a área.

A CTTU também está no local orientando na mobilidade e realiza desvio de trânsito. Quem vem no sentido Aeroporto segue pela Rua Capitão Estevão Fernandes e para Rua General Francisco Figueira.

Carro foi retirado no início da tarde

Após cerca de três horas, o carro que caiu em um buraco que se abriu na Avenida Recife após parte do asfalto ceder, foi retirado do local. O veículo foi suspenso por um guindaste e será encaminhado para uma seguradora.

O motorista do automóvel, Alberto Lira, de 48 anos, que trabalha como motorista de aplicativo, informou que aguarda, agora, a avaliação pelos danos sofridos no veículo. “Vou avaliar os prejuízos e ver no que é que vai dar. Meu carro é novo, não é uma carro velho”, disse. Ele afirmou que, durante a operação de retirada do veículo, não foi procurado por nenhum representante dos órgãos públicos locais.

A cirugiã-dentista Petrúcia Prado, de 32 anos, passageira do veículo, contou que consegui recuperar os pertences aue haviam ficado no automóvel. “Recuperei a bolsa, celular, notebook. Tudo o que havia ficado preso no carro”, comentou.

Nota Compesa

A Compesa esclarece que foi notificada nesta manhã (3), às 06h, sobre um vazamento na Avenida Recife, próximo à Churrascaria Pajuçara, por meio do canal de atendimento 0800 081 0195.  A equipe estava se deslocando para o local, quando  houve o rompimento da tubulação por volta das 08h.

Assim que foi informada do fato, a Compesa acionou os comandos para o fechamento dos registros para a contenção do fluxo da água, que é a primeira ação antes do início dos serviços de reparo. Equipamentos já estão no local realizando o esgotamento da área para a realização do diagnóstico ( identificação do diâmetro da tubulação, tipo de material necessário e equipamentos, assim como a estimativa de prazo para a conclusão dos serviços).

Por se tratar de uma área onde  o asfalto já cedeu em decorrência de problema na rede de drenagem ( galerias de águas pluviais), a Compesa está acionando  os técnicos da prefeitura do Recife para realização do diagnóstico conjunto para identificação da causa do abatimento e o que motivou o estouramento.

Em virtude do acidente, alguns bairros tiveram o abastecimento suspenso. São eles: Areias, Barro, Caçote, Estância, Jardim São Paulo,  Jiquiá, Sacho e Tejipió. Após a realização do diagnóstico, a Compesa terá condições de informar o prazo para a conclusão dos trabalhos.