sabatina-duque-farol (4)

Fotos: Farol de Notícias/Manu Silva

selo-eleições-2016-farolFechando o ciclo de sabatinas com foco no plano de governo dos candidatos a prefeito de Serra Talhada, o Programa Farol de Notícias, na rádio Vilabela FM, ouviu, neste sábado (3), as propostas do candidato do PT, Luciano Duque. Além das perguntas dos âncoras Giovanni Sá e Paulo César Gomes, o petista respondeu as indagações da população que participou enviando perguntas por telefone e via redes sociais. Nas últimas sabatinas, o FAROL ouviu o candidato do PCdoB Otoni Cantarelli (veja aqui) e o republicano Victor Oliveira (relembre).

Durante a entrevista, o candidato petista fez questão de enfatizar o afeto que tem com o município. “Eu vivo aqui, eu nasci aqui. Meu umbigo está enterrado aqui, minha família é daqui e mora aqui. Meu pai se criou e cresceu. Foi um leiteiro e hoje é um empresário e eu tive a oportunidade de governar a minha terra, onde meus filhos vão crescer e viver. Então, eu tenho que fazer bem feito e para os que mais precisam”, destacou. Duque também justificou algumas promessas de 2012 que não puderam ser concretizadas em pouco mais de três anos e meio de gestão, especialmente, no tocante à calçamento. Ele argumentou que nos próximos anos poderia atender melhor as expectativas.

“A gente sabe que o país está em crise, que passa por dificuldades, não é fácil, mas teremos um período de quatro anos pela frente. Se formos reeleitos vamos procurar viabilizar parcerias com a sociedade civil, o governo estadual e federal de forma que a gente consiga implementar todas as políticas públicas. Eu não vejo com tanta dificuldade. Nem sempre se consegue fazer 100%”, disse o gestor, reforçando: “Muitas vezes o sonho da sociedade não é possível de ser executado, mas por que não sonhar? Por que não dizer ao povo que se vai construir e trabalhar para que aconteça? Eu não vejo isso como engodo, vejo como responsabilidade e entender que o problema do povo que tem questões que são prementes que a sociedade cobra e tem que tentar resolver e é dessa forma que se constrói a mudança”.

Também durante o programa, Luciano Duque empenhou a palavra assinando um documento proposto pelo FAROL onde garante fechar em 100% o atendimento básico de saúde em Serra Talhada, com isso, garantiu construir mais quatro UBS’s a partir de janeiro de 2017. Entre outras garantias, o petista também firmou a palavra na entrega do fardamento escolar da rede municipal, que até então não havia sido entregue. “Isso não é obrigação do município dá fardamento. Não está prescrito isso. O Ministério (da Educação) manda recursos para pagar professores, para mobiliário, merenda escolar, trasporte escolar… Já o fardamento não. É um plus que se gasta com recursos próprios. Entre escolher construir cinco creches para botar para funcionar e o fardamento, eu escolhi as cinco creches. Mas reeleito o fardamento vai ser adotado para todas as escolas”, sentenciou.

Indagado pelos ouvintes sobre a polêmica do lixão, Luciano aproveitou para anunciar que a licitação da empresa que vai garantir o aterro sanitário municipal deve ocorrer em outubro próximo. “Durante 40 anos passaram diversos prefeitos por Serra Talhada e não construíram solução nenhuma e o nosso governo foi o primeiro a apresentar. Eu como membro do Consórcio Pajeú, como presidente, nós fizemos o plano de gestão integrada de todos os municípios do Pajeú e temos hoje esse plano que nos possibilitou fazer a primeira licitação para oferecer uma solução para o lixão”, garantiu o gestor, revelando:

“E aí uma empresa de Lorena, em São Paulo, junto com um grupo espanhol ganhou essa licitação. Nós aguardamos que iniciasse. Mas aí veio a crise, o problema do impeachment e os espanhóis desistiram do investimento. Mas nós reabrimos o processo de licitação e até meados de outubro deve acontecer um novo processo. A gente já conversou com empresas do ramo de usina de lixo e já têm empresas do Rio Grande do Sul, de São Paulo, Pernambuco para que eles venham conhecer Serra Talhada, venham ver o terreno. O nosso terreno já tem licenciamento ambiental e nós estamos prontos para receber. Pode ter certeza que quando o aeroporto estiver pronto nós teremos uma usina de beneficiamento de lixo funcionando em Serra Talhada”.

Antes da entrevista, Luciano seguiu o ritual sugerido pelo FAROL de dizer a verdade, “nada mais que verdade”, com as mãos sobre a Lei Orgânica do município

sabatina-duque-farol (14)sabatina-duque-farol (5)sabatina-duque-farol (7)sabatina-duque-farol (3)