Do Diario de PE

Durante o mês de julho, diversos municípios pernambucanos receberam uma Jornada de Hepatites Virais, com oficinas e testes rápidos das hepatites B e C, além de HIV e sífilis. Para finalizar o mês, as testagens serão disponibilizadas na Praça do Derby (em frente a Subway), no Recife. A ação ocorre das 9h às 15h, nesta terça-feira (30), dentro do ônibus do Projeto Prevenção para Tod@s e com capacidade para atender 100 pessoas.

O atendimento dura, em média, 30 minutos, tempo pra fazer a testagem e para o aconselhamento sobre práticas sexuais saudáveis. Os pacientes positivos para HIV já saem da ação com encaminhamento para a rede de tratamento. Já para os positivos para sífilis e hepatites B e C, a equipe fará a solicitação de um teste laboratorial para conclusão do caso.

Estatística

O Programa Estadual de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids/HV) lançou o novo boletim epidemiológico. O documento é produzido anualmente e traz uma análise detalhada sobre o comportamento das hepatites em Pernambuco.

O boletim traz dados sobre os três tipos de hepatites virais em circulação em Pernambuco. Os casos de hepatite B apresentaram um aumento de 27% entre 2015 e 2018. A principal forma de contágio é pela relação sexual sem preservativos, pelo sangue, compartilhamento de objetos perfurocortantes ou passada da mão para o filho durante a gravidez (congênita).

Veja também:   Programa paga R$ 100 mil em prêmios para quem utilizar o CPF nas compras

“Vem sendo notado, em todo o Brasil, um aumento de casos das infecções sexualmente transmissíveis, como HIV, gonorreia e a própria hepatite B. Isso ratifica a importância do uso do preservativo em todas as relações sexuais”, afirma o diretor geral de Controle de Doenças Transmissíveis da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), George Dimech.

Já as ocorrências da hepatite A, entre 2015 e 2018, tiveram redução de 72%, devido principalmente pela vacinação de crianças, implantada no Brasil desde 2014. A transmissão da doença é feco-oral, por alimentos ou água contaminada, ou sexual.

“Tivemos uma redução importante nos casos de hepatite A, mostrando a eficácia da vacinação no público infantil. Contudo, os profissionais de saúde precisam continuar atentos para notificar as suspeitas, ressalta o diretor. A vacinação contra a hepatite A deve ser aplicada em meninos e meninas de 15 meses, podendo ser feita até os 4 anos. Nos últimos dois anos, mais de 80% das crianças com 1 ano foram vacinadas contra a enfermidade.

Veja também:   Ferrari faz dobradinha com vitória de Sainz

O tipo B também tem vacina disponível no calendário vacinal para toda a população. Todo recém-nascido deve receber a primeira dose logo após o nascimento, preferencialmente nas primeiras 12 horas de vida. Em seguida, mais três doses, aos 2, 4 e 6 meses de vida. Se a gestante tiver hepatite B, o recém-nascido deverá receber, além da vacina, a imunoglobulina contra a hepatite B, nas primeiras 12 horas de vida, para evitar a transmissão de mãe para filho.

Para a população em geral, que não completou o esquema na infância ou não sabe, devem ser feitas três doses da vacina contra a hepatite B: a segunda dose deve ser aplicada 30 dias após a primeira e, a terceira, seis meses após a primeira.

Veja também:   Milei anuncia corte de 70 mil empregos públicos

Em relação à hepatite C, os casos de 2015 e 2018 foram iguais: 198. Esse é o único tipo que não possui vacina. A doença é prioritariamente transmitida pelo contato com sangue contaminado, vias sexuais e transmissão vertical (da mãe para o bebê).

Documento
O boletim epidemiológico produzido pelo Programa Estadual de IST/Aids/HV traz informações detalhadas sobre as hepatites A, B e C desde o ano 2000. O material apresenta a distribuição das ocorrências por sexo e faixa etária, além dos municípios com maior incidência (número de casos em relação à população). O material está disponível para visualização no link http://bit.ly/2YtmueQ.

DADOS

HEPATITE A
2015: 69
2016: 26
2017: 22
2018: 19

HEPATITE B
2015: 170
2016: 201
2017: 190
2018: 217

HEPATITE C
2015: 198
2016: 205
2017: 235
2018: 198