Fotos: Farol de Notícias / Celso Garcia / Imagens e edição: TV Farol / Alan Costa
Publicado às 13h desta segunda-feira (15)
Celebrando 25 anos de investimento em educação e cultura, o Centro de Cultura Anglo Americana – CCAA reuniu dezenas de ex-alunos e familiares, professores e colaboradores para comemorar o quarto de século da escola de línguas estrangeiras em Serra Talhada e o lançamento do livro que conta parte dessa história em fotos e depoimentos emocionantes.
Inaugurado em 3 de agosto 1996 sob a benção do Padre Egídio Bisol, que retornou como Bispo da Diocese de Afogados da Ingazeira para celebrar junto com o CCAA seus 25 anos. O empreendimento surgiu como uma aposta do casal Norma Santana, odontologista, e Tadeu Príncipe, bancário, para proporcionar uma educação de qualidade para os filhos.
“Ele nasceu da necessidade de manter meus filhos em Serra Talhada, meu marido era bancário na época e eu dentista. Ele poderia ser transferido a qualquer momento, mas não queríamos isso. Vamos ousar, vamos trazer um negócio. Pesquisamos um pouco, alguns amigos ajudaram e entendemos de trazer essa franquia. Foi muito ousado para época, um investimento importante. Hoje eu dedico quase que 100% do meu tempo ao CCAA, muito empenho, muito profissionalismo e muito amor. Não cansa a gente ver os frutos desse trabalho, a partir dos nossos filhos que eram pequenos, e hoje são adultos que ganharam o mundo, são cidadãos do mundo através do aprendizado no CCAA”, declarou Dra. Norma.
Hoje o CCAA comemora o feito para centenas de serra-talhadenses e sertanejos de toda a região que puderam aprender outra língua na instituição. Assim como é a história do ex-aluno que passou a ser professor, avançando gradativamente a coordenador e agora sócio do empreendimento. Edson Lima é sócio-diretor e junto com a equipe CCAA recebeu os convidados ilustres na noite dessa quinta-feira (11), no hall da escola de línguas.
“Meu pai me deu esse conselho e eu acho que esse é o motivo de eu estar aqui hoje: ‘aprenda sempre tudo o que puder, você não sabe quando vai precisar’”. Edson revela o segredo da excelência do curso de línguas: “O CCAA é internacional, ele tem a marca e um centro de pesquisas em Miami que mantém sempre o nosso material atualizado, já que a língua é dinâmica. A metodologia do CCAA leva o aluno a aprender a língua estrangeira da mesma forma que ele aprendeu a língua materna. Isto é o que garante o funcionamento do nosso centro de cultura, atrelado ao material atualizado e produzido especificamente para isso, além de professores capacitados e treinados para aplicar os métodos. Quando combinamos esses ingredientes, eles são praticamente infalíveis”.
LANÇAMENTO DO LIVRO
Na oportunidade, o CCAA apresentou a obra que reúne cerca de 40 depoimentos de diversas gerações de alunos coletados pela jornalista Caren Diniz em meio a pandemia. Com a colaboração de Norma, Tadeu, Edson e a professora Amanda Gusmão, a escritora selecionou algumas das histórias que marcaram época e fazem do educandário o sucesso que é hoje.
O livro também contou com a produção do multiartista Mannoel Lima e o trabalho de tratamento das fotos por pelo fotógrafo Álvaro Severo. Em conversa com o Farol de Notícias, a paulista Caren Diniz que atua há 11 anos no Sertão do Pajeú falou sobre o processo de escrita e montagem do livro comemorativo.
“Esse é o meu terceiro livro e foi um convite de Norma, Edson e Tadeu que tiveram essa ideia e queriam muito comemorar esse marco do CCAA com um registro do que foi vivido nos últimos 25 anos. Conversando, levantamos diversas hipóteses de fazer um curta, um documentário, mas surgiu o livro. Em papel é como se ficasse marcado realmente na história pela eternidade. A principal vontade de Norma era trazer essas fotos que estamos vendo aqui, e assim começamos a partir das imagens. Normalmente, no jornalismo, é ao contrário, e nesse projeto não. As fotos fazem parte do arquivo pessoal e nos nortearam para buscar saber as histórias das pessoas, como chegaram aqui, as dificuldades de aprender uma segunda língua. Buscamos contar sobre como as pessoas tiveram suas vidas tocadas pela passagem no CCAA”, revelou a autora.
CONHEÇA O CCAA
Você já conhece o CCAA? O Centro de Cultura Anglo-Americana – CCAA está localizado na Rua Enock Ignácio de Oliveira, 802 – no bairro Nossa Senhora da Penha, em Serra Talhada.
Entre em contato pelo telefone: (87) 99631-3526. Siga-os também pelo Instagram @ccaaserratalhada
Acesse:https://www.ccaa.com.br/blog/
4 comentários em CCAA celebra 25 anos de excelência em educação em ST