DSC_0115

Foto: Farol de Notícias / Alejandro García

Em meio a uma grande crise político-econômica do Brasil, estados e cidades foram fortemente afetadas pelos cortes de gastos, desemprego e enfraquecimento do setor de serviços. Em entrevista ao FAROL DE NOTÍCIAS, o presidente da CDL Everaldo Lima analisou qual foi o padrão de vendas no fim de ano na Capital do Xaxado e indicou possíveis causas locais para a queda de até 6% no comércio. Apesar disso, Everaldo avalia que 2015 foi um ano de superação.

“Fechar dezembro nesse momento para nós é motivo de alegria e de superação. Foi colocado pela imprensa que seria um dos piores anos, ou o pior ano do novo milênio se tratando de economia. Especificamente em Serra Talhada olhamos como um ano de superação. Colocamos recentemente aqui no Farol que prevíamos a queda de 5 a 6% nas vendas. E aproveitamos esses últimos dias de fechamento para ouvir os empresários e foi visto que algumas venderam mais, outras do mesmo tanto e ainda houve outras que venderam menos. Isso comprovou o nosso pensamento em termos de números”, ratificou.

Veja também:   Mercado público gera o primeiro confronto entre Márcia e Duque

Segundo o presidente da CDL, em Serra Talhada o baixo potencial turístico pode ter afetado o comércio. “Nós tivemos, por exemplo, o setor de veículos e linha branca que teve queda, somente algumas lojas que venderam um pouco mais. Quando temos produtos de maior valor agregado percebemos a retração do consumo. As empresas do setor da moda, dos cosméticos e dos calçados, também temos essa escala de vendas em mais, menos e o mesmo número de vendas em relação a 2014 no mesmo período. Isso é fato, diferente de outras regiões não tivemos setores que puderam dar força ao comércio local, como o turismo”, finalizou Everaldo.