Da CNN Brasil

Se a vacina contra o novo coronavírus da Moderna for comprovadamente segura e eficaz, a população em geral poderá ter acesso a ela no final de março ou início de abril do próximo ano, disse o CEO da empresa, Stéphane Bancel, nesta quarta-feira (2).

“Acho que a aprovação do final do primeiro trimestre ou do início do segundo trimestre é um prazo razoável, com base no que sabemos de nossa vacina”, disse Bancel em uma conferência organizada pelo Financial Times.

Se os dados de segurança e eficácia forem verificados, Bancel diz que a Moderna será capaz de registrar um pedido de licença biológica (BLA) a Food and Drug Administration (FDA), agência regulatória dos EUA, no final de janeiro ou início de fevereiro de 2021.

Um BLA solicita que o FDA considere o licenciamento total de um medicamento, enquanto a autorização de uso de emergência acelera um medicamento ou vacina candidata para uso em caráter emergencial.

Bancel disse que a Moderna pode pedir uma autorização de emergência por volta de 25 de novembro. “Essa autorização, acreditamos, será uma importante ferramenta médica para começar a abordar pessoas com risco muito alto, como profissionais de saúde e idosos”, disse ele.

Bancel disse que a Moderna está trabalhando para aumentar a fabricação antes da aprovação de sua vacina candidata.

“Estamos tentando realmente chegar à frente do jogo, de modo que se a segurança for boa, a eficácia for boa, a fabricação não atrasará a disponibilidade de uma vacina para uso emergencial primeiro”, disse Bancel.

O CEO acrescentou que acredita que a vacina da Moderna estará disponível principalmente para populações de alto risco, como profissionais de saúde e idosos, sob autorização de uso de emergência do FDA.

“Quanto à população em geral, meu entendimento é que será BLA completo, uma aprovação de produto típica, que eu acho que pode vir no final do primeiro trimestre, início do segundo trimestre”, disse ele.

Muitos especialistas expressaram grande preocupação de que a administração de Trump possa estar pressionando o processo de desenvolvimento da vacina para tentar aprová-la antes do dia das eleições. O presidente Trump afirmou que o FDA pode estar politicamente motivado a atrasar a aprovação de uma vacina.

Bancel disse que não recebeu pressão política em nenhuma direção.

“Ninguém, desde que começamos esta corrida contra o vírus no início de janeiro, de qualquer partido, de qualquer ramo do governo, de qualquer país, nos pediu para irmos mais rápido ou mais devagar”, afirmou.