A chanceler alemã, Angela Merkel, classificou como atentado terrorista o ataque contra um mercado de Natal em Berlim na segunda-feira (19). “Pelo que se sabe atualmente, devemos presumir de que se trata de um atentado terrorista”, disse. Até então, as autoridades da Alemanha estavam evitando tomar posições e declarar que o acidente pudesse ter sido planejado e executado por terroristas. O ataque deixou 12 mortos e ao menos 48 feridos; 18 encontram-se em estado grave.

Merkel disse, nesta terça-feira (20), que será “difícil suportar” caso um imigrante tenha sido o autor do atentado. “Há muito que ainda não sabemos com certeza suficiente, mas precisamos, da forma que as coisas estão agora, presumir que foi um ataque terrorista”, disse Merkel. “Sei que seria especialmente difícil para nós suportarmos isso caso seja confirmado que a pessoa que cometeu este ato era alguém que buscou proteção e asilo”, acrescentou.

Um paquistanês de 23 anos é o principal suspeito de ter realizado o ataque. Ele seria Navid B., nascido em 1º de janeiro de 1993, em Turbat. Navid teria chegado à Alemanha no dia 31 de dezembro de 2015. Em Berlim, ele se estabeleceu em fevereiro deste ano, segundo o ministro do Interior, Thomas de Maizière. O suspeito estaria negando participação no ataque, segundo o ministro. “Ele nega o crime. A investigação continua”.

O paquistanês teria abandonado o caminhão após o ataque, fugindo na direção leste de Berlim. Depois, teria atravessado a pé o parque Tiergarten, no centro da cidade, onde foi detido pela polícia após alertas de moradores da região. O local onde ele foi encontrado fica a uma distância de um quilômetro da praça Breitscheid, onde ocorreu o ataque.

Veja também:   A Praça Agamenon Magalhães e a polêmica na história de ST

Para o ministro, pouco importa o que se saberá sobre as motivações do agressor. “Não devemos deixar que roubem nosso modo de vida, fundado na liberdade”, afirmou, em um comunicado, no qual acrescenta que “os mercados de Natal permanecerão abertos” no país, acompanhados das “medidas de segurança adequadas”.

O BKA (Escritório Federal de Investigação Criminal alemão) informou, nesta terça-feira (20), que assume a investigação do suposto atentado terrorista ocorrido ontem em um mercado natalino de Berlim, onde morreram 12 pessoas e cerca de 50 ficaram feridas.

Veja também:   Líderes da Guiana e Venezuela se reúnem; Brasil disse que se posicionará

Do Portal Uol