Todos os prefeitos eleitos do Sertão do Pajeú estiveram reunidos nessa quinta-feira (20), em Serra Talhada, para eleger a nova diretoria do Consórcio de Integração dos Municípios do Pajeú (Cimpajeú) e aproveitaram para debater uma pauta mínima de enfrentamento aos efeitos da estiagem. Os gestores se reuniram no auditório da Unidade Acadêmica de Serra Talhada (Uast), onde elegeram o prefeito eleito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, como presidente do consórcio e Luciano Duque, prefeito eleito de Serra Talhada como vice.

“Já começamos a trabalhar em busca de projetos para o semiárido. O Ministério de Desenvolvimento Social, por exemplo, não vai liberar recursos para municípios de forma isolada, quando o assunto é estiagem. A via será os consórcios”, disse Patriota, citando o exemplo do estado de Alagoas onde existe uma experiência exitosa que chegou a captar cerca de R$ 15 milhões.

Segundo o presidente do Cimpajeú, os prefeitos da região também irão trabalhar juntos em busca de soluções para os matadouros e a destinação dos residuos sólidos. “Temos uma população em torno de R$ 300 mil no Sertão do Pajeú e ninguém faz nada sozinho”, reforçou José Patriota. Já o petista Luciano Duque justificou o apoio ao socialista. “Patriota já tem uma boa articulação com os prefeitos da região, desde a época do Prorural. Mas estarei junto com ele lutando pelo desenvolvimento do Pajeú”, reforçou Duque. FOTO: FArol Imagem