petronioA vida do serralhadense Evangelista Ignácio de Oliveira, que na década de 70 inventou um protótipo da atual asa delta, virou filme. “O Gigantesco Ímã” é um documentário que acompanha o cotidiano criativo de Evangelista.

Ao lado de fios, bobinas, pólvora, máquinas de voar e carcaças de automóveis, Evangelista e seus amigos inventores de Serra Talhada e Petrolina, em Pernambuco, transformando os materiais do cotidiano, fazendo nascer bonecas metálicas, pergaminhos de expressões idiomáticas, aparelhos que disparam outros aparelhos através de celular, instrumentos para medir a difusão da luz e indizíveis exemplos de experimentalismo científico com artes plásticas.

O longa traz imagens de um período de 10 anos de contato entre Evangelista e os realizadores. O ponto de partida do projeto foi o curta metragem ”O Som da Luz do Trovão”, documentário exibido em festivais nacionais e internacionais e que conquistou diversos prêmios no Brasil. “O Gigantesco Ímã” possui outras situações e outra abordagem, reunindo imagens em diversos suportes: 35mm, 16mm, Super-8, HD, minidv e VHS.

O filme do serratalhadense Petrônio Lorena (foto) e Tiago Socorza terá duas sessões na Mostra do Filme Livre 2015, no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro, dia 19 de março, quinta-feira, às 17:30 h e dia 27 de março, sexta-feira, às 20:00 h. Nos meses de abril, maio e junho, o filme será exibido, respectivamente, nas cidades de Brasília, São Paulo e Belo Horizonte, também pela Mostra do Filme Livre.