Do Diario de Pernambuco
Foto: AFP

Ao menos 26 pessoas morreram e cinco ficaram feridas nesta segunda-feira (3) em uma colisão entre dois barcos em rio na região central Bangladesh.

A colisão ocorreu entre uma lancha procedente da cidade de Mawa com quase 30 passageiros e uma embarcação que transportava areia no rio Padma, perto de Shibchar.
“Todas as vítimas foram atingidas na cabeça. Até o momento recuperamos 26 corpos. Também resgatamos cinco feridos, incluindo três crianças”, declarou à AFP o chefe de polícia Amir Hossain.
De acordo com Hossain, a proa da embarcação com passageiros foi completamente destruída na colisão e depois afundou no rio.
Abdur Rahman, testemunha do acidente, disse que a colisão provocou um grande barulho e que as embarcações viraram.
“Corremos para o lugar, onde encontramos a lancha cortada em duas. Centenas de moradores começaram a ajudar no resgate, antes da chegada da polícia e dos bombeiros”, disse.
Perto do local da tragédia estão sendo construídas a maior ponte rodoviária e ferroviária de Bangladesh.
A construção da ponte atrasou o transporte fluvial em balsas, o que levou muitas pessoas a correr o risco de embarcar em lanchas rápidas, que podem atravessar o rio em 15 minutos.
O transporte de balsa é mais seguro, mas pode demorar até duas horas.
O governo da região de Shibchar informou que até cinco pessoas podem estar desaparecidas.
Os acidentes fluviais são frequentes em Bangladesh. Especialistas atribuem o problema à falta de manutenção das embarcações, uma legislação frágil e à superlotação dos barcos.
Em abril, mais de 30 pessoas morreram quando uma balsa com 50 passageiros que tentavam retornar para a cidade de Narayanganj, antes do toque de recolher provocado pelo coronavírus, colidiu com outra embarcação.