Publicado às 04h10 desta terça-feira (21)

Com 99% de leitos de UTI lotados devido o avanço do novo coronavírus em Pernambuco [saiba detalhes], pessoas que precisam de atendimento médico em Recife podem começar a ser transferidos para cidades do interior como Serra Talhada.

O alerta foi feito pelo prefeito Luciano Duque em ‘live’ do Gabinete de Crise que foi ao ar, ao vivo, nessa segunda-feira (20). “Lembre-se cidadão, em Recife não tem mais UTI. Se adoecer a situação vai ficar muito difícil”, disse o gestor, em tom de preocupação:

“Os leitos do interior já começam a ser utilizados e nós temos essa preocupação que pode vir acontecer de pacientes virem parar aqui no interior vindos de Recife porque não vão deixar morrer lá, assim como está acontecendo no [estado] Amazonas”.

Serra Talhada pode entrar no roteiro de apoio a infectados nos grandes centros devido a logística que vem sendo preparada com cerca de 150 leitos a serem criados pelo Governo do Estado nas próximas semanas [saiba mais detalhes].

A previsão é que – juntos – o Hospam, um hospital emergencial de campanha e a gestão compactuada com clínicas privadas do município consigam dar conta da grande demanda por atendimentos do coronavírus que já se desenha para os próximos dias.

“MOMENTO IMPORTANTE DA HISTÓRIA DE SERRA TALHADA”

Demonstrando preocupação com o cenário estadual, Luciano Duque frisou que este é um momento importante da história de Serra Talhada. O governo municipal vem tentando se sobressair diante as dificuldades com alternativas de orientação e fiscalização para evitar o avanço da covid-19. Nessa segunda-feira (20), a Prefeitura confirmou o 5º caso de contágio da doença na cidade [saiba mais detalhes].

“Esse é um momento importante na história de Serra Talhada. Pelo menos, desde que eu sou criança eu não tinha vivenciado um momento tão grave não só na história de Serra Talhada mas em todo o mundo, e o que eu posso assegurar e afirmar é que nós aqui em Serra Talhada temos dado um exemplo para o estado de Pernambuco inclusive com algumas medidas tomadas que têm sido copiadas por outros municípios e outros estados”, disse o gestor.

MÁSCARAS OBRIGATÓRIAS EM SERRA TALHADA

Luciano também aproveitou para desabafar, afirmando que não foi fácil assinar o decreto 3.157/2020 em que obriga a população da cidade a usar máscaras em todo e qualquer estabelecimento comercial que estiver aberto em Serra Talhada neste período de pandemia [saiba detalhe do decreto].

“A questão da lei que obriga o uso de máscaras em estabelecimentos comerciais não é uma decisão fácil, mas a máscara evita contaminação juntamente com a higiene [das mãos]. Nós já colocamos pias em alguns locais da cidade e quem não quiser fazer uso da pia, ande com seu álcool e gel”, aconselhou Duque.

Pernambuco conta, neste momento, com mais de 200 mortes e o número de infectados deve ultrapassar a casa de 2.700 esta semana.