Publicado às 17h18 desta quinta (6)

Com informações da repórter Jéssica Guabiraba, do Farol

Diante o aumento de casos gripais em Serra Talhada, há dois dias que a redação do Farol de Notícias vem recebendo pedidos de esclarecimento sobre onde é possível a população realizar testagem para identificar eventuais casos de gripe Influenza H3N2 na cidade. A reportagem buscou a Secretaria Municipal de Saúde para esclarecer a dúvida. Segundo o órgão, não há testes disponíveis de H3N2 para toda a população fora do ambiente hospitalar.

“Não há teste disponível para H3N2 fora do ambiente hospitalar em Serra Talhada. Somente na unidade sentinela que é o Hospam, e só para quem está internado com SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) ou entrou em óbito”, comentou a coordenadora da Atenção Básica da Prefeitura, Dani Diniz. A profissional detalha que a prioridade de testagem na cidade continua sendo para a Covid-19.

Veja também:   Abertas as inscrições para o concurso Miss ST

“Quem for negativo para Covid e for suspeito de Influenza H3N2, deve ser considerado como Influenza e tratado como tal”. Dani Diniz informa que essa é uma orientação que partiu do núcleo de vigilância ligado à Secretaria Estadual de Saúde (SES), com portaria publicada no final de dezembro passado. Com isso, “os testes da H3N2 são de responsabilidade das unidades sentinelas, aqui em Serra Talhada é de responsabilidade do Hospam, eles colhem o material e encaminham as amostras para o Lacen”, detalhou Diniz.

Veja também:   Carlos Evandro: "Luciano é um dos piores prefeitos e se apropria de obras deixadas por mim"

OCUPAÇÃO HOSPITALAR EM SERRA TALHADA

Segundo dados publicados no último Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, o Hospital Eduardo Campos está com 42% de ocupação, com 17 pacientes internados na UTI, sendo 05 com Covid-19 e 12 com síndrome gripal. Dos 5 pacientes de Covid-19 internados na unidade, 3 são serra-talhadenses. Não há serra-talhadense internado com síndrome gripal. O Hospam está com 40% de ocupação, com 04 pacientes internados na UTI, sendo 01 serra-talhadense.

NA XI GERES

Os municípios que compõem a XI Gerência Regional de Saúde (Geres) têm mais um motivo de preocupação. Já foram detectados 10 casos na região, distribuídos da seguinte forma: Serra Talhada (4), Floresta (3), Triunfo (2) e Flores (1).

Veja também:   Ameba 'comedora de cérebro gera alerta nos EUA