Publicado às 14h40 desta quinta(20)

Foto: Arquivo Farol

FAROL com informações do Diário de PE

Com um salto repentino em mortes por Covid-19 (chegamos a 44 óbitos e mais de 2.800 casos confirmados), em sua maioria de idosos acima de 60 anos, Serra Talhada entrou no radar do governo de Pernambuco entre cidades que, a partir das últimas semanas, têm merecido atenção. Esse ‘olhar de alerta’ da gestão estadual para com o município foi garantido pelo secretário de Saúde André Longo, em declaração nessa quarta-feira (19), ao Diário de Pernambuco.

“Tem chamado a nossa atenção a situação das regiões de Serra Talhada e Afogados da Ingazeira”, disse ele, destacando uma queda considerável de mortes e casos em Petrolina. “A região de Petrolina tem tido destaque positivo. Provavelmente é reflexo da quarentena que foi decretada pelo município (ainda em julho) e, agora, acho que se colhem os melhores números”. Entre 9 e 15 de agosto, Pernambuco registrou aumento de 1,9% de casos graves do novo coronavírus, em relação ao período anterior (2 a 8 de agosto).

“Este grande número de óbitos em Serra Talhada é decorrente da alta taxa de contaminação dos idosos, que é um grupo de risco. A média de idade dos óbitos do município é de 72 anos. Dentre os 44 óbitos registrados pelo município, 38 são idosos, o que leva a uma taxa de mortalidade de mais de 85% entre os idosos”, avaliou o professor em estatística pela UFRPE, Leandro Lucena, em análise de contágio enviada ao FAROL.