gari

Fotos: Alejandro García/Farol

O clima é de revolta entre os garis e coletores de lixo em Serra Talhada. Sem salários desde o último dia 8 de setembro, os trabalhadores fizeram um protesto pacífico na garagem da empresa Vialim Engenharia Ambiental, nesta quarta-feira (17), deixando toneladas de lixo acumulados nas ruas da capital do xaxado.

Cerca de 50 funcionários cruzaram os braços e as opiniões se dividem quanto ao atraso. Entretanto, a maioria acredita que o pagamento não foi quitado porque o prefeito Luciano Duque (PT) não fez o repasse para a empresa contratada para os serviços de coleta do lixo e varrição das ruas.

“Se sair dinheiro hoje a gente trabalha amanhã (quinta-feira). Se não sair, fica todo mundo parado. Ficaram de pagar na segunda e não pagaram. Agora, se botar falta em mim vou buscar meus direitos até no inferno. Hoje é 17 e não tem pagamento. Somos pais de família e ninguém pode esperar”, disse, em tom de revolta, o gari Emanoel Gomes da Silva.

Trabalhando na Vialim há 18 meses, Genilson José Lima da Silva, disse que o atraso não é normal, mas que ninguém pode ficar sem previsão de receber salários. “Todo mundo tem compromisso e obrigações. A gente já ganha pouco e o pagamento em dia é uma obrigação. Ninguém vive sem salário. Se não pagarem, não tem coleta de lixo”, declarou.

gari 6

PRESSÃO

Nas primeiras horas da manhã a reportagem do FAROL presenciou a tentativa da Vialim de blindar o prefeito Luciano Duque diante a crise. Por determinação da gerente, Simone Daniel, a reportagem teve que deixar o pátio da empresa para que fosse feita uma reunião de emergência. “Peço que se retirem e depois podem conversar com eles”, disse Simone Daniel, fazendo questão de esclarecer que a prefeitura não tinha culpa pelo atraso. “A culpa é nossa”, admitiu.

Do lado de fora, a reportagem esperou por cerca de 2 horas pelo término da reunião. Ao abrir os portões, alguns trabalhadores revelaram que foram orientados a não conversar com o FAROL. Mas nem todos obedeceram. De acordo com Simone Daniel, os salários serão depositados nas contas dos garis na noite desta quarta-feira (17).

EMANOEL: "SE NÃO TIVER PAGAMENTO NINGUÉM TRABALHA AMANHÃ"
EMANOEL: “SE NÃO TIVER PAGAMENTO NINGUÉM TRABALHA AMANHÔ
GENILSON LIMA: 'TEMOS OBRIGAÇÕES A PAGAR"
GENILSON LIMA: ‘TEMOS OBRIGAÇÕES A PAGAR”
"PEDIRAM PARA NINGUÉM DAR ENTREVISTA",
“PEDIRAM PARA NINGUÉM DAR ENTREVISTA”,