Foto: Licca Lima/Farol de Notícias

O programa Falando Francamente, na TV Farol, recebeu a Comandante da Guarda Municipal, Taísa Aquino. A agente de segurança pública falou sobre sua escolha para o cargo e os desafios enfrentados à frente da corporação.

“Às vezes, a gente acha que não vai conseguir, mas nós mulheres sempre conseguimos. É um desafio,  mas quando a gente quer, a gente consegue. É aquela correria, a gente vai adequando e vai dar certo Eu gosto de correr atrás, de dar o meu melhor. Eu não gosto de ser desafiada. Quando a gente é desafiada, a gente dá um jeito  de resolver e mostrar que a gente consegue. E eu fui desafiada até pelos meus colegas ” uma mulher jovem que não é da cidade comandar a guarda? Teve colegas que pararam até de falar comigo”, contou Taísa.

A comandante aproveitou para falar sobre sua experiência como coordenadora da Patrulha da Mulher, que é um serviço de acompanhamento e proteção de mulheres vítimas de violência de gênero e atende cerca de 150 serra-talhadenses.

“É um trabalho muito bonito, que me identifiquei desde o inicio. Depois que eu entrei na Patrulha da Mulher foi que eu gostei realmente do trabalho que a guarda municipal faz. São oito membros da patrulha. Todos passaram por vários cursos  voltados para a violência doméstica, atendimento e acolhimento. Nós trabalhamos em parceria com a Secretaria Municipal da Mulher e o Ceam. A viatura é equipada, a gente fez estrutura de grades no porta-malas” detalhou a agente.

OUTRAS AÇÕES

Além da Patrulha da Mulher, Taísa  falou sobre mais dois serviços ofertados à população de Serra Talhada: A Patrulha Urbana e a Ronda Preventiva Escolar, e reforçou a necessidade de aumentar o efetivo da guarda municipal.

“A patrulha urbana é realizada durante todos os dias da semana. A escala é de 24 horas. Ela realiza a fiscalização e o patrulhamento em todas as UBSs do município, acho que são 18. E em 17 equipamentos da Assistência Social, e além disso, no período noturno e a tardezinha, a gente começa a realizar o patrulhamento nas praças públicas da cidade. O Rope, Ronda Preventiva Escolar, é um trabalho voltado para as escolas. Nós temos 3 equipes que trabalham tanto no modo patrulhamento como viatura. A gente está em processar para caracterizar essa viatura do Rope. Eles acompanham todas as 16 escolas do município aqui na sede. Estamos também organizando a questão de palestras.  Nas 10 creches também tem Rope”, comentou a servidora.

AUMENTO DO EFETIVO

Taísa reforçou a necessidade de aumentar o efetivo da guarda municipal, pois segundo ela, as demandas estão cada vez maiores e os agentes não podem entregar um serviço eficiente sem uma melhor estrutura.

“O problema é que a gente tem um efetivo que é comprometido. Nós temos um efetivo pequeno. Os equipamentos vão crescendo, vão surgindo, vão aumentando, inaugurações, aumenta praça, então precisa aumentar também o trabalho, a quantidade de agentes na rua. Eu defendo muito este trabalho de patrulhamento preventivo na cidade. A cidade precisa ver que a guarda tá ali, que a guarda  atua, que a guarda faz parte da segurança pública da cidade”, finalizou a comandante.

CONFIRA A ENTREVISTA DE TAÍSA NA TV FAROL