Por Leonardo Rodrigues Ferreira
Prof. de Administração na UAST/UFRPE

Nesses tempos de comércio fechado, como o comerciante pode fazer para minimizar suas perdas pela não abertura do comércio.

Há várias formas de fornecer a mercadoria ao consumidor, para isso, é preciso entender alguns comportamentos dos clientes, tais como preferência, preço e qualidade do produto. Após identificar tais opções, é hora de entrar em contato com o consumidor, mas como?

Temos vários canais, pelo telefone, email, whatsapp, para oferecer produtos já identificados como necessários para o cliente, para isso é necessário traçar um perfil de cada cliente, tipificando com o seu hábito de compra.

No contato é indispensável ofertar alguma promoção para atrair o comprador, busque uma forma que seja justa para a negociação, que seja interessante para ambos os lados (vendedor e comprador).

Em seguida, faça um roteiro de entrega por bairro e rua, assim reduzirá os gastos com a entrega. É importante frisar que todos os cuidados de higiene devem ser utilizados no processo de entrega do produto.