Publicado às 13h50 desta terça-feira (22)

Na manhã desta terça-feira (22) a redação do Farol foi surpreendida pela provocação de Eduardo Júnior Alves Ferreira, 33 anos, pequeno comerciante no bairro Tancredo Neves, em Serra Talhada.

Ele negocia em frente ao posto de saúde com recarga de celulares, empréstimos, pagamentos, entre outros, e não se conformou com a decisão da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) que vai abrir todas as lojas do Centro, na quinta-feira (24), feriado junino. Em mensagem de áudio, Eduardo Ferreira fez um desabafo e partiu para o confronto.

“A avidez da CDL, porque a CDL serra-talhadense está se tornando uma avidez impressionante, não dá o feriado como o dia 24, sendo que muitas empresas de Serra Talhada abriram no feriado de corpus christi exatamente dizendo que era para poder dar o feriado do dia 24, é um absurdo o comércio estar totalmente funcionando. Eu sou um microempresário, tenho um negócio bem pequeno, mas eu garanto que esse tipo de avidez que a CDL compartilha, eu não compactuo, é uma coisa feroz, é uma coisa sem vergonha, sem noção, e isso também parte muito da falta de cordialidade e de empatia com nossa população de Serra Talhada”, disse o comerciante, acrescentando:

“Porque as pessoas deviam compreender o seguinte: se o comércio quer abrir dia 24, então abra, mas ninguém vai comprar nada, as pessoas não deveriam compactuar com esse tipo de atitude, porque isso é uma vergonha, não dar o dia 24 para a pessoa descansar, por mais que não vai ter fogueira, por mais que não possa ter a festa de São João, mas as pessoas querem se reunir com seus familiares, às vezes querem fazer um jantar, querem simplesmente se sentar conversar até tarde da noite, brincar se divertir. É vergonhoso isso que está sendo feito pela CDL”.

TRADIÇÃO E APELO

Ainda durante a conversa com o Farol, Eduardo Ferreira disse não entender, em hipótese nenhuma, como uma tradição como o São João, mesmo em tempos de pandemia, não é respeitada pela Câmara Lojista.

“Porque não existem coisas feitas no dia 24 que não possam ser feitas no dia 25, é vergonhoso o que está sendo feito com os trabalhadores dessas empresas de Serra Talhada, eles têm que Trabalhar, são obrigados e não tem ninguém que dê uma palavra por eles. Cadê o Ministério Público do trabalho ? Cadê as pessoas que possam dar uma palavra por esse pessoal ? Pessoas que trabalham também merecem descanso, quem trabalha descansado trabalha melhor”, disse Ferreira, aproveitando para fazer um apelo.

“Eu queria fazer um apelo à população de Serra Talhada: serra-talhadenses, dia 24, na próxima quinta-feira, não vão no comércio, não vão em banco, não comprem nada, só vão em algum lugar se for o último caso, tenham empatia pelo próximo, as pessoas unidas podem mais, não tem que depender só de trabalhador, tem que partir da população, tenham consciência porque hoje talvez vocês possam abrir o comércio  e não se importar muito com a situação das pessoas, mas amanhã pode ser ao contrário, amanhã você pode estar em uma empresa sem poder ter um feriado para descansar, é um dia de descanso, dia de São João. Vou ser bem sincero ou a população aprende a ter essa empatia, a ter essa cordialidade, ou essa ferocidade vai piorar cada dia mais”.