'Cometa do Diabo' estará visível em todo o Brasil na noite deste domingo (21)
Foto: Wikimedia

Do Diario de PE

O corpo celeste 12P/Pons-Brooks, popularmente conhecido como o “Cometa do Diabo”, está se aproximando do planeta – sem qualquer risco de colisão – e poderá ser observado nos céus de todo o país na noite deste domingo (21), quando atinge sua máxima aproximação ao sol.

A observação, no entanto, pode não ser possível a olho nu, especialmente em centros urbanos com muitas luzes, sendo garantida apenas através dos instrumentos apropriados.

Aplicativos para celular que encontram e identificam astros nos céus, como o Star Walk 2 ou o Sky Tonight podem auxiliar na observação, pesquisando o apelido na ferramenta de busca e apontando o celular para o céu durante a noite.

Veja também:   “Cometa do diabo” que cospe gelo se aproxima da Terra

De acordo com o Observatório Nacional, os astrônomos e entusiastas do Nordeste já enxergavam a passagem do cometa desde o dia 7 de abril.

Descoberto em 1812 pelo astrônomo francês Jean-Louis Pons, o “Cometa do Diabo” é um dos mais brilhantes conhecidos pelos cientistas. O corpo celeste ganhou o apelido em julho de 2023, após uma explosão deixar sua coma (nuvem de poeira e gás em volta do núcleo), com formato de chifres.