Publicado às 13h25 desta quarta-feira (30)

Farol com informações da Rádio Jornal

Uma equipe da Secretaria Estadual de Saúde (SES) chega nesta quarta-feira (30) a Serra Talhada para investigar os casos suspeitos de Fungo Negro, que fez uma vítima fatal na capital do xaxado. O paciente morreu em Petrolina, Sertão do São Francisco, e residia no bairro Ipsep. Também há um outro paciente com suspeita do fungo, internado no Hospital Eduardo Campos (HEC), ele tem 38 anos e reside na zona rural. O problema é raro e pode acometer pacientes que tiveram covid-19.

Veja também:   PE gasta mais de R$ 500 mil com acidentados

Em nota, a secretaria informou “que o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância à Saúde (Cievs-PE) foi notificado, nesta semana, de dois óbitos, com suspeita de infecção por mucormicose. Os casos ainda estão sendo analisados por um comitê técnico da SES-PE para ver se preenchem os critérios da definição de quadro suspeito para a infecção fúngica”. O outro óbito ocorreu no município de Calumbi, Sertão do Pajeú.

O que é fungo negro?

A mucormicose, popularmente chamada de “fungo preto” ou “fugo negro”, é uma infecção muito rara. A condição é causada pela exposição ao fungo mucoso, que faz parte da família Mucoraceae, comumente encontrado no solo, plantas, esterco e frutas e vegetais em decomposição.

Veja também:   Educação financeira chega a escola em 2020