Fotos cedidas ao Farol

Publicado às 05h57 desta quarta-feira (21)

São João autêntico acontece quando a comunidade se une para manter as tradições e reunir a família num grande arraial. Esta vem sendo a lógica dos moradores do distrito de São João do Barro Vermelho (Tauapiranga), zona rural de Serra Talhada, que há 137 anos realiza um dos mais tradicionais festejos juninos da região.

Este ano não foi diferente e a comunidade não esperou pelas ações da prefeitura. Muito pelo contrário. A iniciativa partiu do cozinheiro Édson, que é casado com um filho de Tauapiranga e deu a ideia. Logo, homens, mulheres, jovens e adolescentes se mobilizaram e deram um novo rosto às praças Antônia Bandão Siqueira  e Adelino Hermínio de Oliveira. ‘Vaquinhas’ foram feitas via Pix, e a reportagem do Farol apurou que um jovem dedicado à família e as tradições do distrito, sozinho, contribuiu com R$ 6 mil.

“Cresci observando como os festejos juninos são importantes para a nossa comunidade, e perdi a minha mãe há quatro meses, foi também, uma maneira que encontrei para fazer uma homenagem a ela. Tivemos o apoio apenas do secretário Elyzando Nogueira, que dou a tinta para pintar os banquinhos da praça. Fiz uma doação de coração, que serviu para reforma e pagamento da mão de obra”, explicou Júnior Brandão, que depois de muita insistência, detalhou tudo à reportagem. “O importante é que estamos mantendo as tradições, o encontro das famílias, enfim, a vida e à memória da minha mãe”, reforçou Brandão.