Do Diario de PE

Uma confusão envolvendo equipes de assessoria de duas vereadoras de Paulista, no Grande Recife, acabou em ameaça com faca e um homem ferido com um tiro na perna.

O caso aconteceu na manhã desta quarta-feira (24), em uma praça que fica no entorno do terminal de ônibus do bairro de Pau Amarelo.

Tudo foi registrado em vídeo. As imagens mostram o tumulto e o homem gritando de dor depois de ser atingido pelo disparo.

O homem ferido é marido da vereadora Marcelly da Aquarela (PDT), identificado como Rafael.

Ele faz parte da equipe de assessoria da parlamentar e foi baleado na perna por um segurança da equipe da vereadora Cassiane de Iranildo (PV).

Segundo uma fonte política entrevistada pela reportagem do Diario de Pernambuco, que preferiu não ser identificada, a vítima foi baleada após puxar uma faca para intimidar o segurança.

Vídeo

Um vídeo que circula nas redes sociais flagra o momento em que a vítima é baleada pelo segurança, em uma curta distância, praticamente à queima-roupa.

O disparo atingiu a perna esquerda do rapaz, que grita de dor, enquanto outra mulher que estava no local se desespera e também começa a gritar.

“Você atirou nele!”, diz a mulher aos gritos após a vítima ser baleada, enquanto outros assessores se afastam para tentar dispersar a confusão.

Essa mesma fonte contou ao Diario que o tiro foi disparado após uma forte discussão motivada por disputa de território político em Pau Amarelo, nas vésperas das eleições.

O bairro seria uma área de predominância política de Marcelly, segundo esta fonte.

“Ali foi uma disputa de duas vereadoras de mandato. A equipe da vereadora Cassiane de Iranildo foi até a praça do terminal de Pau Amarelo para gravar um vídeo político, para pedir votos e mensurar que participou dos pedidos para as obras de requalificação da praça. Nisso, a equipe de Marcelly, que têm predominância no território local, se incomodou e os dois grupos entraram em discussão verbal. Daí, Iranildo, que é o pai da vereadora Cassiane, costuma andar armado com arma branca, e o genro dele hoje também estava armado com uma faca. E aí o segurança da vereadora Marcelly sacou a arma e atirou em Rafael. A informação que chegou até nós é que o Rafael puxou a faca para intimidar o segurança e, em seguida, houve a reação. Tudo partiu da discussão acalorada no local por uma disputa de território”, contou a fonte ao Diario.

Ainda segundo ele, assim que foi baleado, a vítima foi levada para um hospital. Não há informações sobre qual unidade de saúde ele foi atendido, tampouco sobre o estado de saúde dele.

“Todos os envolvidos foram voluntariamente para a Delegacia de Paulista para registrar o fato. O assunto já repercute bastante no município”, destacou a fonte.

Por meio das redes sociais, a vereadora Marcelly da Aquarela publicou um comunicado em que diz: “Amanheci estarrecida com todo o ocorrido, na Praça Sebastião Gomes de Melo, onde ocorreria a aula de Zumba realizada pelo Grupo Vida com o meu apoio. Gostaria de tranquilizar os amigos, informando que estou bem, que não estava na hora e no local do ocorrido. Estou apurando tudo e assim que puder, voltarei aqui para esclarecer”, disse a parlamentar em uma publicação no aplicativo Instagram.

A reportagem do Diario entrou em contato com as policiais Militar e Civil para saber se ambas as corporações registraram a ocorrência e aguarda respostas.

A equipe do Diario também procurou o presidente da Câmara de Vereadores do Paulista, Edinho Araújo, e também aguarda retorno do parlamentar.