Conheça a história de Dona Sinhá, a mãe dos amores e sabores de ST

Fotos cedidas ao Farol de Notícias

Publicado às 05h47 deste domingo (14)

O Farol de Notícias abre o dia das mães com uma série de homenagens as mães dos nossos colaboradores. A primeira delas é Dona Sinhá, uma serra-talhadense que vive sua juventude entre o giz de cera e as panelas.

Joaquina Luísa de Magalhães, 79 anos, foi uma professora polivalente da Escola Manoel Pereira Lins que dividia a sala de aula com os cuidados maternais de cinco filhos, três mulheres e dois homens. Nas horas vagas alimentou uma grande paixão, a cozinha.

Esposa de José Paulo Campos desde os 18 anos, sempre gostou de casa cheia e demonstrar afeto através de suas receitas elaboradas. Conhecida como Tia Sinhá, quando os filhos eram pequenos preparava lanches para toda a garotada que ia até sua casa fazer trabalhos escolares e desfrutar dos quitutes de Tia Sinhá.

“A melhor coisa era na Semana Santa. Trabalhava contando as horas para ir para casa aproveitar, o que você pensar de receita tinha para a gente comer. Ela passava semanas antes pesquisando receitas, fazia as compras dias antes e fazia vários pratos para receber a gente (todos os filhos e demais familiares) em casa”, relembrou Andréa Campos.

Conheça a história de Dona Sinhá, a mãe dos amores e sabores de ST

HERANÇA NA CULINÁRIA

Dona Sinhá sempre demonstrou todo o seu amor aos seus entes queridos através da culinária. Mesa farta de aromas e sabores em todas as datas comemorativas para simbolizar todos os beijos e abraços. Com o cuidado e atenção de ofertar os pratos preferidos de cada filho. Os anos passaram e hoje Tia Sinhá tem também 7 netos e uma bisneta.

“Falar sobre ‘mãe’ me faz lembrar de imediato a palavra amor! Ela deixou em nós, seus netos, a memória afetiva daquela que sempre cuidou e fez de tudo que podia para agradar a todo mundo. Ela sabia dos gostos e preferências de cada um e fazia questão de atender todos os nossos desejos. Nós tivemos a sorte de ter nossa infância na presença dela, muita sorte. A mim, em particular, herdei o gosto por cozinhar, é a sua marca registrada, falar em mãe é o mesmo que falar em barriga cheia de comida gostosa, que acompanhava a pergunta: ‘quer mais um pouquinho?’. Te amo, mãe! Obrigada por tudo sempre”, disse Danielle Campos, uma das neta.

Conheça a história de Dona Sinhá, a mãe dos amores e sabores de ST

AMOR VIROU SITE DE GASTRONOMIA

Dona Sinhá hoje é cuidada pelos filhos devido a problemas de saúde que a deixaram debilitada. A sua filha caçula, Andréa Campos, contou que encontrou uma forma de homenagear e se aproximar da mãe criando o site Tia Sinhá. Nele há algumas das melhores receitas que sua mãe fazia.

“Mãe hoje tem os problemas de saúde que deixa ela um pouco distante da gente. E a forma que eu tenho de me aproximar dela é através da culinária. Sempre que podemos estamos lá com ela, apesar da correria, e o site Tia Sinhá é como uma homenagem minha para ela. No Dia das Mães estaremos todos lá juntinhos dela. E quero deixar meu agradecimento a mãe por tudo e tanto que sempre fez por nós. Te amamos muito!”, finalizou.

Conheça a história de Dona Sinhá, a mãe dos amores e sabores de ST Conheça a história de Dona Sinhá, a mãe dos amores e sabores de ST Conheça a história de Dona Sinhá, a mãe dos amores e sabores de ST Conheça a história de Dona Sinhá, a mãe dos amores e sabores de ST