Por Jamilys Nogueira (do FAROL)
O mistério das ordens iniciáticas que existem em várias partes do planeta escondem muitos segredos, mitos e curiosidades. Aqui em Serra Talhada não poderia ser diferente. Capas, roupas pretas e códigos secretos são características de uma ordem de jovens, apenas do sexo masculino, entre 12 e 21 anos, chamada DeMolay, patrocinada e mantida pela Maçonaria. Certamente, você já cruzou com alguns dos jovens DeMolay pelas ruas de Serra Talhada, especialmente, no desfile cívico onde eles se expõem à sociedade, a luz do sol, com trajes nas cores preta e vermelha, carregando no peito o símbolo que os marca.
O FAROL foi em busca dos DeMolay para tentar descobrir alguns dos principais segredos da ordem, que leva no seu código princípios filosóficos, fraternais e filantrópicos compartilhados somente entre seus membros. Nasceu em 1919, nos Estados Unidos. Em Serra Talhada no dia 28 de outubro de 2008 através da Loja Maçônica União do Pajeú nº 44, com o objetivo de lapidar jovens à aperfeiçoarem qualidades e personalidade através do trabalho de virtude, para servirem à sociedade através de uma boa conduta. A sede do capitulo Demolay em Serra Talhada é de nº721 e encontra-se no bairro da AABB.
Há um código de ética entre os iniciáticos para não se revelar o conteúdo das reuniões a outras pessoas que não partilham da ordem. O segredo é tão valioso que muitos DeMolays podem passar a vida sem conhecer os mistérios do grupo que faz parte. “Porque são segredos que não podem ser ensinados, mas sim vivenciados e experimentados de forma bem específica na mente e no coração de cada membro”, conta Marcelo Oliveira, 21. Ele explica que entre os segredos da Ordem DeMolay, dois deles são: a união entre seus membros e a prática de sete virtudes cardeais (amor filial, reverência pelas coisas sagradas, cortesia, companheirismo, fidelidade, pureza e patriotismo) .
“É a fraternidade que nos envolve. Aprendi lições valiosíssimas que carrego sempre comigo, a trabalhar melhor em equipe, a desenvolver projetos, a falar em público e descobri que a maior recompensa por um dia inteiro de trabalho pode ser um sorriso de alguém que estivesse precisando de um pouco de esperança. E isso tudo tem a ver com o rumo profissional que segui, que é o de professor”, relata Marcelo.
A INICIAÇÃO
Não há propriamente um processo de seleção para ser um jovem iniciático DeMolay, pode acontecer de diversas formas. No entanto, é preciso que o jovem seja bom aluno, bom amigo e bom filho. Possuir, mesmo que ainda em desenvolvimento, um conjunto de valores correspondentes às sete virtudes. E precisa ser convidado por um membro da ordem, por um maçom ou ainda, como no caso do universitário Diogo Guilherme, atualmente com 24 anos, que teve o pai como intermediador, o qual procurou a Maçonaria para iniciar o filho.
“Uma de nossas virtudes é a reverência pelas coisas sagradas, um jovem deve possuir crença na existência Deus para poder entrar, nenhum empreendimento bem-sucedido pode começar sem a benção de nosso Pai Celestial, que inclusive, chamamos Deus assim, para não usarmos o nome de nenhuma religião”, revela Diogo Guilherme. “Não há qualquer tipo de restrição ligado a etnia, classe social, orientação sexual, preferência política, gosto musical, etc. A ordem é um verdadeiro laboratório de como uma sociedade deveria ser. Pois, apesar de todos sermos diferentes. Somos irmãos. E essa fraternidade que nos liga é maior que qualquer preconceito”, complementa Marcelo Oliveira.
SERVIÇOS À SOCIEDADE
Os Demolays prestam serviços à sociedade, desde a promoção de campanhas, como arrecadação e doação de alimentos, roupas e brinquedos, doação de sangue e medula óssea, até a formação de homens de caráter que serão líderes em empresas, comunidades, ou poderão ocupar cargos políticos, e levarão adiante os ensinamentos da ordem para ajudar a formar uma sociedade mais justa, correta e livre de preconceitos.
“Podem invadir o nosso templo, destruir os nossos paramentos, rasgar as nossas capas, queimar os nossos rituais, mas nunca irão descobrir o nosso segredo, pois ele habita dentro de cada DeMolay,” reforça outro iniciático, Alessandro Júnior, 20 anos. A Ordem é inspirada na vida e morte do nobre francês Jacques de Molay, 23º e último Grão-Mestre da Ordem dos Templários, morto em 18 de março de 1314.
19 comentários em Conheça as virtudes, lições e os mistérios da Ordem DeMolay em Serra Talhada