APOIO: Após dialogar com direção do BB, deputado anuncia benefícios a agricultores
DEPUTADO MANOEL SANTOS

Preocupado com o endividamento dos agricultores e das agricultoras familiares, o deputado estadual Manoel Santos e o senador Humberto Costa estiveram reunidos, em Brasília, no último dia 2, com o vice-presidente de Agronegócios do Banco do Brasil (BB), Osmar Dias.

Como resultado da reunião, a direção do BB, se comprometeu em agilizar, a exemplo do que vem acontecendo, nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, a renegociação das dívidas, também no Nordeste.

Ficou encaminhado que a direção do Banco do Brasil vai orientar as agências a realizarem, manualmente, as negociações dos/as agricultores que possuem dívidas do período de 2007 a 2011. Os contratos com datas de 2011 em diante, podem realizar as negociações por meio do sistema eletrônico, que já se encontra habilitado.

“Eu faço um apelo para que os Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais estimulem os agricultores e as agricultoras a procurarem os bancos para realizarem as negociações. E se eles tiverem alguma dificuldade nas agências, devem nos procurar, por meio da Fetape ou dos próprios Sindicatos, que nós vamos tomar as providências”, reforçou Manoel Santos.

O endividamento dos agricultores e agricultoras vítimas dos efeitos da seca, nas regiões Agreste e Sertão de Pernambuco, foi a principal motivação da ida do deputado Manoel Santos à Brasília. A estiagem, que teve início no final de 2011, continua causando prejuízos no estado.

Segundo dados da Secretaria de Agricultura Familiar e Reforma Agrária (Sara), a queda na produção diária de leite, em Pernambuco, já chega a 72%; a produção de milho feijão e mandioca sofreu uma perda de R$ 140 milhões; e o rebanho responsável pela produção de leite e carne no estado já soma um déficit de quase 1 milhão e 400 animais.

APOIO: Após dialogar com direção do BB, deputado anuncia benefícios a agricultores