Do Seu Crédito Digital

 

Com a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no dia 1º de janeiro de 2023, acontecerão diversas mudanças, especialmente nos programas sociais. Dessa forma, será feito um pente-fino nos beneficiários do Auxílio Brasil, que a partir do ano que vem, voltará a se chamar Bolsa Família. Assim, algumas famílias poderão ser suspensas do programa social.

Portanto, o intuito do novo governo é entender as famílias que realmente precisam da quantia do Auxílio Brasil e que se enquadram nas regras de permanência do programa social. E, então, suspender aqueles que estão recebendo de maneira irregular. De acordo com o Ministério da Cidadania, atualmente, cerca de 21 milhões de brasileiros integram o Auxílio Brasil.

Dessa forma, o número é considerado um recorde histórico no programa de transferência de renda. De modo que a quantidade de pessoas aptas ao recebimento aumentou consideravelmente entre agosto e outubro, após a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) das Bondades, que possibilitou a inclusão de novos beneficiários.

Quem pode perder o Auxílio Brasil?

Assim, atualmente é necessário apenas estar inscrito no Cadastro Único, manter os dados atualizados a pelo menos dois anos e estar dentro dos limites de renda para integrar o Auxílio Brasil. Dessa forma, em 2023 os critérios devem ser mantidos, pois já são adotados desde a criação do Bolsa Família.

Portanto, a seleção dos beneficiários deve continuar sendo efetuada pelo CadÚnico. Contudo, outros requisitos devem ser cobrados, como:

  • Manter os calendários de vacinação e do crescimento para crianças menores de 7 anos;
  • Gestantes manter o pré-natal atualizado. Além disso, deve haver o acompanhamento para nutrizes de mães que amamentam;
  • A frequência escolar mínima de 85% para filhos de beneficiários entre 6 e 15 anos deve ser provada ao CadÚnico.

À vista disso, quem não cumprir esses requisitos poderá estar fora do programa social em 2023.

Pagamento extra

Por fim, de acordo com as propostas enviadas pelo presidente eleito Lula, os beneficiários do Bolsa Família com crianças menores de seis anos irão receber um pagamento extra de R$ 150,00.