Publicado às 14h19 desta terça-feira (23)

Por Dr. Leandro Lucena, pesquisador da UFRPE-UAST

Serra Talhada nessa segunda-feira (22) registrou mais 32 casos e chega a 383 infectados pela COVID-19. Estes números evidenciam o pleno crescimento exponencial da curva epidêmica na cidade, que em termos percentuais apresenta um aumento de 11,91% ao dia.

Nos últimos 3 dias a média passou a ser de 11 casos positivos por dia no município. No último registro a média era de 24 casos diários sendo esta queda reflexo da não testagem aos sábados e domingos .

Com base no modelo estatístico que considera o comportamento atual do vírus no município e utilizando a margem de erro de 5%, espera-se que o número de casos confirmados para o dia 23 chegue aos 401 (variando entre 389 e 407) casos.

Além do cenário exposto acima, observa-se que a maioria dos casos da COVID-19 são de pessoas com faixa etária de 21-40 anos que juntas somam 163 casos (42,6% dos infectados pela doença). Nos últimos três dias foram registrados cinco novos casos no grupo de risco (faixa etária com mais de 60 anos).

Observa-se que dentre os infectados pela COVID-19, a maioria são pessoas do sexo feminino somando 215 (56%) dos casos.

 

O bairro de Serra Talhada menos afetado com a COVID-19 é o de São Sebastião (Borborema) apresentando apenas três casos. O bairro de Nossa Senhora da Conceição é o mais afetado com a COVID-19, registrando 73 casos. Entretanto, os Bairros do Bom Jesus, Centro e São Cristóvão vêm apresentando crescimento maior nos últimos dias, em comparação aos outros Bairros. Conforme Tabela abaixo: