Tirolesa onde criança sofreu acidente foi isolada no Parque da Jaqueira, no Recife — Foto: Danilo Cesar/TV Globo

Do G1

Uma menina de 9 anos sofreu fratura em uma vértebra após o cabo de aço de uma tirolesa partir e ela cair no chão, neste domingo (10), no Parque da Jaqueira, no Recife. Segundo a funcionária pública Juliana Henriques, de 40 anos, prima da criança, o acidente aconteceu entre 11h e 11h30. “Ela caiu de vez”, declarou. Imagens feitas por uma equipe da TV Globo, no fim da tarde deste domingomostram o cabo de aço partido. Por causa do problema, a tirolesa foi interditada e isolada com tela laranja.

Juliana contou que a prima é de Garanhuns, no Agreste, e está na capital para passar as férias. Ela resolveu aproveitar com a menina o domingo no parque, com o marido e o filho, que tem 7 anos. De acordo com a mulher, o espaço de lazer estava cheio por causa do recesso escolar.

“Eles brincaram no escorregador e foram para a tirolesa, que é no parque que tem um foguete. Tinha muita criança na fila esperando. Meu filho foi primeiro, desceu e tudo bem. Na hora que ela sentou, o cabo de aço quebrou e ela caiu com o peso do corpo todinho, de uma altura de aproximadamente um metro, e ficou gritando muito no chão”, afirmou.

“Encontrei dois guardas municipais e eles disseram que não tinha nenhum bombeiro ou alguém de prontidão para fazer o socorro. Por sorte, chegou um rapaz que estava no parque e que disse que era médico ortopedista. Ele deu uma olhada e disse para levar no hospital para fazer raio-X”, contou.

A menina foi levada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para um hospital particular, segundo Juliana. Na unidade de saúde, disse a prima, foi feita uma tomografia que identificou a fratura em uma vértebra.

“Ela vai ter que usar um colete por um mês, tomar remédio, de 12 em 12 horas, por seis dias. Todas as semanas, vai ter que ir para um ortopedista fazer uma avaliação de como está. Ou seja, perdeu as férias”, disse.

“É um absurdo, porque o parque estava lotado. Não deve ser feita nenhuma manutenção. Também é um absurdo não ter nenhum local que possa prestar um primeiro atendimento. Os escorregadores são altos. Se uma criança cai, não tem ninguém”, declarou.

O que diz a prefeitura

Por meio de nota, a prefeitura do Recife informou que o Samu Metropolitano do Recife foi acionado para uma ocorrência de queda na Zona Norte da capital.

Às 11h54, foram enviadas ao local uma ambulância de suporte avançado (USA) e uma motolância para atender uma criança.

Ainda na nota, a Autarquia de Limpeza Manutenção Urbana (Emlurb) disse que “existe uma visitação diária para supervisão dos equipamentos do Parque da Jaqueira”.