Publicado às 19h desta segunda (4)

Um interessante estudo local, que prevê o movimento da curva de contágio e mortes pelo coronavírus em Pernambuco preparado pelo professor Doutor em Estatística, Leandro Lucena, bateu com os dados publicados pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira (4).

O docente atua em Serra Talhada no campus da Uast (Unidade Acadêmica de Serra Talhada – UFRPE). Os dados foram divulgados com exclusividade pelo Farol de Notícias nesta manhã [VEJA] e tiveram grande repercussão no nosso portal e entre os mais de 60 mil seguidores que acompanham nossas redes sociais (Instagram, Facebook, WhatsApp).

Considerando a margem de erro do levantamento, que é de 5% – para mais ou para menos, o professor observou que o cenário de mortes pela covid-19 em Pernambuco ainda vai perdurar, com a projeção do  número de mortes para os próximos dois dias (4 e 5 de maio) estimados em 710 e 752.

“Está dentro dos dados atualizados do Ministério da Saúde, como previsto, com a margem de erro o número [de mortes] oscilava entre 680 a 740 para hoje. A tendência é que esse número ainda aumente, pois nos últimos 15 dias a taxa de mortalidade foi de 31. Sugerindo uma taxa de 1,3 óbitos por hora
ou seja, até as 00h espera-se mais 8 óbitos [ainda nesta segunda, em Pernambuco]”, analisou o professor Leandro Lucena, em contato com a nossa reportagem.

“Hoje Pernambuco é o terceiro em número de óbitos, perdendo para São Paulo e Rio de Janeiro
e empatado com o Ceará. Com esse novo número, o esperado para hoje seria de 706 [mortes] pelo modelo estatístico, e as previsões para amanhã seria de 748 [mortes]. Com a margem de erro estaria para amanhã oscilando entre 713 a 783. E a tendência é que esse número ainda aumente pelos próximos dias”, alertou.

O estudo também analisou o cenário de SERRA TALHADA [CLIQUE AQUI E CONFIRA].