Os partidos políticos PDT, PRB, PHS, PSD, PCdoB e PVestiveram reunidos no último domingo (18) no município de Mirandiba (Sertão Central) e  lançaram o Manifesto pelo Desenvolvimento e Cidadania.

A ideia é somar esforços para construir uma alternativa político-admnistrativa na cidade. Na opinião dos integrantes do movimento, Mirandiba passa hoje por momentos críticos e, por isso, se faz necessário um debate envolvendo todos àqueles que desejam contribuir com a melhoria da cidade e “lutar por uma admnistração mais popular e participativa.”

“Estamos iniciando um debate que tenha na sua essência o desenvolvimento integrado, com a participação coletiva”, declarou o ex-deputado Nelson Pereira (PCdoB), um dos integrantes do movimento.

Segundo ele, não se trata de discutir nomes para o processo sucessório, mas, projetos para uma cidade que, segundo o ex-parlamentar, estagnou no tempo. “Não estou pré-candidato a prefeito e não estamos trabalhando com este foco. O momento é de ouvir todas as lideranças  políticas e comunitárias e pensar soluções para cidade”, disse Nelson, com a autoridade de quem já governou o município e conseguiu mudar a mentalidade de muita gente.

No manifesto que será distribuido à população, alguns pontos chamam a atenção. Como por exemplo, a falta de obras de infraestrutura e o abandono dos distritos de Tupanaci e Cachoeirinha. No entanto, o bloco de oposição não se limita apenas a críticas. Ele aponta soluções. “O distrito de Cahoeirinha, localizado às margens da BR-232, pode ter equipamentos de lazer e esportes e criar mecanismos para receber os visitantes”, diz um dos trechos do manifesto.

Na opinião de Nelson Pereira, os avanços dos governos Lula e Dilma não chegaram ao município. “A cidade não cresceu neste aspecto. Estamos apenas observando as coisas acontecerem”, declarou. Nelson Pereira informou que outros manifestos serão lançados até o final do ano e o movimento planeja se reunir mensalmente.