Fotos cedidas ao Farol de Notícias

Publicado às 05h37 deste sábado (1)

A Defensora Pública da Comarca de Serra Talhada, Dalva Lúcia de Sá Menezes Carvalho, 60 anos, é um dos maiores símbolos de empoderamento feminino, trabalho e dedicação ao Sertão. A imensidão do seu trabalho foi digna de uma importante homenagem a nível estadual, uma das mais significativas comendas, a 15 Mulheres que Mudaram a História de Pernambuco. A solenidade aconteceu no dia 25 de maio, no Centro de Convenções, em Olinda.

Filha de Adelmo Menezes e Antonia Gomes de Sá Menezes, Dalva Lúcia é formada em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e já soma 34 anos de serviços prestados a Pernambuco através da advocacia. Dra. Dalva, como é conhecida na cidade, é natural de Floresta, no Sertão da Itaparica, mas há 29 anos adotou a capital do xaxado como seu porto seguro e palco de principais batalhas profissionais.

Veja também:   Aplicativo do CadÚnico antecipa atualização cadastral

Sua grande paixão na área profissional é o Direto da Família. Em Serra Talhada, acompanhou de perto os trabalhos de criação do Conselho Tutelar local e do Conselho de Direito da Criança e do Adolescente, traduzindo para a realidade local as determinações do Estatuto da Criança e do Adolescente.

REALIZAÇÃO PROFISSIONAL

Em conversa com a reportagem do Farol de Notícias, a defensora pública ratificou o orgulho de ter seu trabalho e paixão pelo Direito reconhecidos, além de comentar a emoção de receber uma homenagem tão rara de ser destinada a mulheres sertanejas.

“Quando a sensação de receber esse prêmio para mim é um orgulho pelo reconhecimento do meu trabalho, porque para representar a minha instituição eu não tenho hora e nem dia. Para defender os excluídos, as pessoas hipossuficientes. É um incentivo para mim, para trabalhar e promover a cidadania. Essa homenagem significa a valorização, a competência que fazem a diferença para muitas pessoas. Seja na área jurídica, econômica, cultural, política. O que se objetiva é enaltecer a relevância do trabalho de nós mulheres. É muito emocionante e para mim foi valoroso, porque eu fui escolhida entre as defensoras públicas do estado de Pernambuco”, revelou Dra. Dalva.

Veja também:   Filho ameaça matar o pai em ST e em seguida faz ataque contra carro

A história da defensora pública meio florestana, muito serra-talhadense, está contada em um livro lançado com o mesmo título da premiação. Sob a organização de Silene Floro, presidente da Casa da Imprensa; e Ramos Silva, presidente do Voz do Planalto. A obra conta a vida e obra de mais 19 pernambucanas que fizeram jus a homenagem.