Publicado às 18h desta quarta-feira (28)

A ousadia de golpistas parece não ter limite. Diante constantes tentativas e casos de estelionatos ocorrendo em Serra Talhada, o delegado regional Marcos Virgínio entrou em contato com o Farol para alertar e orientar a população sobre novas investidas criminosas no município, dessa vez com fraudadores utilizando grupos de Whatsapp e perfis falsos de Instagram de empresas na cidade.

Um dos exemplos observados na delegacia ocorreu nesta quarta-feira (28), num grupo de um restaurante local. “Golpistas utilizaram uma página falsa do Catulé Restaurante e enviaram mensagens para as pessoas pedindo para que elas encaminhem de volta um código de verificação do Facebook, Instagram e WhastApp. E ele pegam esse código para poder clonar as redes sociais das pessoas”, comentou Marcos Virgínio, detalhando:

“Os criminosos estão mandando mensagem dizendo que há um sorteio do Catulé Restaurante para as pessoas participarem e aí pedem para elas seguirem alguns passos e são os passos para os criminosos hackearem as redes sociais das vítimas”.

O proprietário do Catulé Restaurante, Ercílio Ferrai, gravou vídeo nas redes sociais alertando sua clientela para o golpe [veja o vídeo completo abaixo]. “Algum tempo que estamos sendo vítima de estelionatários que tentam se passar por nossos perfis e inclusive já conseguiram hackear alguns amigos da gente”, disse Ferrari. Em conversa com o Farol, o delegado Marcos Virgínio compartilhou orientações para que a população possa evitar esse tipo de golpe. Acompanhe as dicas:

1. Não enviar códigos que cheguem por SMS e sejam solicitados por contatos suspeitos.
2. Não deixe suas senhas salvas em computadores;
3. Ative a verificação em duas etapas para Facekook, Instagram e WhatsApp;
4. Não clicar em links suspeitos;
5. Em caso de compras pela internet, verificar se a loja ou site é confiável;
6. Se fizer compras com cartão de crédito, utilize serviços seguros como Paypal, Mercado pago e outros.
7. Nunca forneça dados pessoais a nenhuma empresa que te ligar;
8. Não passar senhas para outras pessoas;
9. Não emprestar dinheiro através de pedidos feitos pelo WhatsApp, Instagram, Internet etc.
10. Desconfiar sempre de propostas que parecem vantajosas.
11. Evite se expor em redes sociais;
12. Deixar o perfil privado.

VEJA ALERTA DO EMPRESÁRIO ERCÍLIO FERRARI NAS REDES SOCIAIS