Serra Talhada entrou na lista de municípios em estado de alerta contra o mosquito da Dengue, segundo o Ministério da Saúde. Isto significa dizer que, se medidas de prevenção não forem tomadas de imediato pelo poder municipal, a cidade pode ser vítima de surto da doença. Com o objetivo de evitar que isso aconteça, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) convocou, nessa sexta-feira (30), uma equipe de emergência formada por técnicos que estarão envolvidos nas ações de combate ao Aedes Aegypti na Capital do Xaxado.

O Ministério da Saúde divulgou, na terça-feira (27), o resultado do Levantamento Rápido de Índice Aedes aegypti (Liraa), indicando quais as cidades com maior risco de epidemia de dengue. Os municípios com risco de surto foram Calumbi, Itapetim, São José do Egito, Santa Teresinha, Arcoverde e Betânia. Entre os que figuram em estado de alerta estão Serra Talhada, Afogados da Ingazeira, Brejinho, Santa Cruz da Baixa Verde, Flores, Quixaba, Carnaíba, Tuparetama e Solidão. Segundo o Diretor do Núcleo Municipal de Vigilância em Saúde, Aron Araújo, o plano de contingência traçado nessa sexta-feira apresenta metas e ações a serem atingidas a partir deste mês de dezembro.

“Aproxima-se um período crítico, de fim de ano, onde a cidade recebe cerca de 10 mil transeuntes diariamente; e as ações precisam ser intensificadas constantemente”, justificou o diretor. Para a secretária de Saúde, Socorro Brito, apesar da situação de Serra Talhada ser de alerta, as ações precisam ser mantidas e intensificadas. “E a gestão fornecerá os subsídios necessários para que isso aconteça”, ponderou. A prefeitura não informou de que forma serão realizados os trabalhos de contenção ao mosquito e nem as principais metas elencadas no plano de contingência.

FAROL com informações da Assessoria