O prefeito eleito de Serra Talhada, Luciano Duque (PT), participou  nessa sexta-feira (30) de um seminário na Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) onde se discutiu a criação de políticas públicas com relação aos resíduos sólidos. Ele foi como representante do Consórcio de Integração dos Municípios do Pajeú (Cimpajeú) e o evento contou com a prsença do próprio presidente da Sudene, ex-senador Paes Landim.

De acordo com o prefeito eleito, o evento serviu para deixar mais clara a discussão em torno do futuro dos “lixões”, que segundo Duque, estão com os dias contados. O petista reforçou a proposta que os novos prefeitos da região precisam tomar uma decisão conjunta sobre o assunto. “O seminário foi muito importante para avançar na discussão com relação ao trato dos resíduos sólidos. Agora, a proposta é que todos os municípios do Pajeú definam um modelo de aproveitamento do lixo para produção de energia”, avaliou o petista, afirmando que o debate serviu para abrir horizontes sobre um assunto que vem se arrastando sem soluções viáveis.

“Os aterros sanitários são propostas antigas. Deixei o seminário muito entusiasmado e vamos fazer um planejamento para Serra Talhada em defesa, principalmente, do meio ambiente”, disse o prefeto eleito. Em apenas uma semana, o debate em torno dos ‘lixões’ foi realizado por duas vezes pelos prefeitos eleitos do Pajeú.