A deputada Terezinha Nunes, do PSDB, apontou, nesta terça-feira (3), excesso de cargos temporários no Governo do Estado. De acordo com a parlamentar, nos últimos três anos, o Governo do Estado ampliou em 100% o número de contratações de pessoal por meio de seleção simplificada e temporária, enquanto apenas um por cento são concursados.

Segundo a deputada, a Secretaria de Educação autorizou seleção para cerca de 2.400 vagas, apesar de contar com 16 mil professores no quadro de contratos temporários. Para Terezinha, Pernambuco já ultrapassou o limite de cargos temporários estabelecido pelo Ministério Público do Estado. Ela ainda acrescentou que o Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintepe) tem se manifestado contra a situação, cobrando a realização de concursos públicos.

Para a deputada, é necessário que sejam feitos concursos para preencher as vagas em diversos setores do Estado, e não apenas na educação. Ela informou que na saúde também há um número expressivo de contratações. Segundo Terezinha, são mais de 533 temporários que atuam nos hospitais vinculados à Universidade de Pernambuco e Secretaria de Saúde. A parlamentar destacou que o último concurso realizado no Estado foi em 2008 e que muitos aprovados ainda não foram chamados.

( Da Alepe)